Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

11/04/2013

Roubos: Ação policial, população precisa se prevenir

DA REPORTAGEM

O número de roubos ocorridos em Penápolis nas últimas semanas tem chamado a atenção das autoridades locais e assustado a população que se sente cada vez mais ameaçada com a criminalidade evidente no município. Os roubos tiveram destaque na última semana após a imprensa local divulgar as ocorrências em residências e  estabelecimentos comerciais. Em geral são bandidos armados que abordam os moradores ou comerciantes e, em posse de arma de fogo ou faca, ameaçam e roubam o que querem. A invasão à residência no Villaje que ocorreu na última segunda-feira (08), quando bandidos armados renderem uma professora  e levaram a caminhonete da família, foi uma  ação criminosa audaciosa, que culminou com parte da quadrilha presa com o veículo na cidade de Birigui, enquanto os outros dois ladrões apreendidos  na casa da vítima, após troca de tiros com a polícia. Segundo a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo, em fevereiro deste ano foram registrados nove roubos em Penápolis, enquanto em janeiro foram cinco ocorrências. Se comparados com o mesmo período do ano passado é notável grande variação, uma vez que em fevereiro de 2012, os roubos registrados somaram apenas três. No entanto, em janeiro, os casos registrados somaram 13, apresentando variação no número de roubos em Penápolis. Os roubos de veículos também tiveram um pequeno aumento nos dois primeiros meses do ano. Em fevereiro a polícia registrou dois casos, já em janeiro nenhum roubo de veículo aconteceu. Embora os números apresentados pela Secretaria de Segurança,  tenha tido pequeno aumento, os números ainda não são considerados alarmantes pelo comandante da 2ª Companhia da Polícia Militar de Penápolis, capitão Carlos Fernando Frascá Filho. “É claro que temos muita preocupação quando corre um roubo na cidade, afinal se trata da vida de inocentes que está em risco, principalmente quando o roubo ocorre com o uso de armas de fogo. Por isso estamos trabalhando a fim de desenvolver meios para que estes crimes sejam inibidos”, comentou ele.

 

Plano de ação

Frascá explicou que na Polícia Militar existe um setor de inteligência que está sempre trabalhando para levantar locais e horários onde há maior incidência de determinados crimes. Assim, a polícia pode agir de forma específica e inibir a possível ação de bandidos. Segundo ele, operações estão sendo feitas semanalmente em forma de bloqueio e saturação. “Quando um policial faz um bloqueio em determinada rua da cidade é para fiscalizar possíveis suspeitos. Desta forma podemos encontrar armas que seriam usadas em crimes e também drogas que poderiam ser comercializadas por traficantes, amenizando o risco de ocorrências graves, como o roubo, por exemplo”, explicou. O capitão da PM acredita que a série de roubos que estão sendo praticados na cidade é cometida por pessoas que tiveram acesso a algum indulto e que não retornou à unidade prisional. “Estamos trabalhando com nosso efetivo, intensificando fiscalizações e operações para que os autores de crimes deste porte sejam identificados e presos”, ressaltou. Com o planejamento feito pela Polícia Militar de Penápolis o número de policiais na rua também aumentou, já que o efetivo tem trabalhado em escalas extras e com policiais remanejados. “Além disso, também temos contado com o apoio de policiais da Força Tática de Araçatuba para estarmos sempre em ação nos dias e horários de maior incidência de crimes, combatendo bandidos que praticam assaltos e furtos”, disse.

 

Prevenção

Ainda que o combate à criminalidade seja de responsabilidade da Polícia Militar, cabe ao cidadão tomar atitudes que dificultem a ação de bandidos. “As pessoas devem ficar atentas a qualquer movimentação estranha que ocorra próximo de sua casa ou do local de trabalho. Sempre que houver alguém em atitude suspeita é preciso acionar o 190 para um policial ir até o local averiguar o que está ocorrendo”, disse. Ele explicou que é necessário ainda que as pessoas fiquem atentas ao chegar em casa, seja qual for o horário, prestando atenção se há suspeitos próximos da casa e que talvez ofereça algum risco. “Dê uma volta no quarteirão observando a movimentação. Se o portão da casa é eletrônico, entre e feche-o rapidamente. Se não é, desça do carro sempre com bastante atenção e feche o portão assim que entrar na garagem”, ressaltou.  Outro item lembrado pelo capitão é em relação  às pessoas que costumam estacionar e esperar no veiculo  fazendo algo e distrair-se. “Um bandido sempre vai aproveitar para agir com os desatenciosos, por isso, ao entrar no carro, dê a partida e saia rapidamente, principalmente à noite. “Tudo o que a pessoa puder fazer para dificultar a ação de um bandido é importante. Estamos realizando um trabalho de combate à roubos, mas a conscientização e prevenção é a melhor maneira de diminuir os roubos na cidade”, finalizou. (Rafael Machi)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade