Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

08/01/2023

"Rota Franciscana" fomentará turismo religioso na cidade e região

Imagem/Rafael Machi
Detalhes Notícia
Lançamento oficial da Rota Franciscana foi feito para a explicação do projeto e contou com convidados, parceiros e imprensa

DA REPORTAGEM

Com o intuito de fomentar ainda mais o turismo em Penápolis e na região, a AASF (Associação dos Amigos de São Francisco) lançou recentemente o projeto denominado “Rota Franciscana”, que visa unir a fé e a prática esportiva através de estradas que cortam a cidade e outros municípios da região. A ideia é implantar em Penápolis um roteiro turístico inspirado no Caminho da Fé, tradicional rota de peregrinação que corta diversos municípios de São Paulo e Minas Gerais até o Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, na cidade de Aparecida (SP). NO caso de Penápolis, o roteiro já elaborado inicia no Santuário São Francisco de Assis, no centro da cidade percorrendo outras cidades da comarca através de estradas de terra, passando por tradicionais capelas e igrejas na área urbana e rural, retornando ao tradicional santuário penapolense. 
A apresentação oficial da Rota Franciscana foi realizada no fim do ano passado no próprio Santuário de Penápolis. A Rota foi criada através da motivação da espiritualidade franciscana, além do esporte, turismo e a preservação do meio ambiente, sendo elaborado um trajeto aproximado de 200 quilômetros, sendo o ponto inicial o Santuário de São Francisco. No caminho, que pode ser feito de bicicleta, a pé ou de outras maneiras, os participantes passarão por todas as capelas rurais, das cidades de Avanhandava, Alto Alegre, Glicério, Barbosa, retornando para Penápolis e terminando no Santuário São Francisco. Para isso, os representantes da AASF mantiveram contato com os prefeitos dos municípios participantes, contando com o apoio das respectivas prefeituras. 
De acordo com o pároco do Santuário, Frei Haroldo Beneti, a Rota Franciscana irá trazer mais visitantes ao Santuário, valorizando a vida e os ensinamentos de São Francisco de Assis, além de incentivar o turismo na região. “Estamos muito felizes com este trabalho que vem sendo desenvolvido, pois o Santuário se tornou um marco histórico para Penápolis e o projeto oferece a oportunidade de conhecer lugares e histórias até então desconhecidas por muitos”, enfatizou. 
De acordo com Lucas Araújo, um dos motivadores do projeto, é importante que as pessoas conheçam o projeto e sejam motivadas a percorrerem a Rota Franciscana, conhecendo mais profundamente alguns locais importantes da região, além de unir a fé e a prática esportiva. “Quando falamos de São Francisco, estamos nos referindo a um santo ecumênico, ligado à natureza e aos animais, admirado também por outras religiões e que inspira tanta gente. Vale destacar ainda que nossa região tem uma forte ligação com São Francisco de Assis por causa da presença dos Frades Capuchinhos desde a época do desbravamento da região. Além disso, nossas cidades, capelas e outros pontos da região têm diversas histórias que devem ser conhecidas e admiradas”, explicou. 

Estrutura
Para que a Rota Franciscana se torne uma referência e apreciada por quem a percorre os responsáveis pela criação do trajeto também buscam a estruturação do caminho, oferecendo pontos de referência e apoio, além de mais segurança e controle daqueles que são motivados pelo caminho. A rota contém 26 pontos de passagens, onde cada um terá um totem com carimbo de comprovação que o peregrino esteve lá e um pouco da história daquele local. Em cada cidade haverá ainda um parceiro credenciado para a entrega de credenciais e, ao final, um certificado ao participante que concluiu a Rota Franciscana. Estes totens serão feitos através de patrocinadores, havendo parceiros para cerca de 70% do material necessário, sendo sinalizada e a cada dois quilômetros haverá uma placa indicativa, informando, de forma decrescente, a extensão do percurso que falta para terminar. “Por se tratar de estradas de terra, temos que deixar tudo muito bem sinalizado para que o peregrino não pegue um caminho errado. Ele poderá fazer o trajeto a pé, de bicicleta, cavalo ou até mesmo de carro, mas contará com toda sinalização que o caminho se torne autoguiável”, ressaltou Araújo. 
Além disso, outro objetivo dos organizadores é que no caminho tenha estabelecimentos comerciais e até pousadas para abrigar o peregrino. “Quando falamos em pousadas, queremos que os peregrinos possam ser recebidos na casa de famílias ao longo do caminho. Isso é algo característico do Caminho da Fé, onde famílias abrem suas casas para oferecer pouso, isso é motivado pela fé e amor ao próximo”, disse. Para ajudar o peregrino um site será lançado em breve com todas as informações necessárias para que o caminho possa ser percorrido com mais segurança. No portal, poderão ser encontrados o mapa da Rota, pontos de referência e locais credenciados para receber os peregrinos, além dos parceiros do projeto. 
A expectativa é a que a Rota Franciscana comece a receber os peregrinos nos próximos meses.

(Rafael Machi)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade