Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

07/12/2007

Rondonópolis: Comitiva conhece sistema de gestão do Daep

Detalhes Notícia

Mais uma vez o sistema de gestão da qualidade do Daep (Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis) serve como referência para a elaboração de novos modelos de saneamento pelo Brasil.

Na última sexta-feira, dia 30 de novembro, membros do Sanear (Serviço de Saneamento Ambiental de Rondonópolis), Mato Grosso, estiveram em Penápolis visitando as dependências do Daep.

A comitiva formada por 17 servidores do Sanear veio conhecer todas as etapas de saneamento ambiental realizadas pelo Daep, como a captação, tratamento e distribuição de água, coleta e destinação final de resíduos sólidos (incluindo a destinação dos resíduos de serviços de saúde – autoclave), coleta, tratamento e destinação de esgoto, a coleta do lixo reciclável através da Corpe – Cooperativa dos Recicladores de Penápolis, a educação ambiental através do Centro de Educação Ambiental, os trabalhos de recuperação ambiental do Consórcio Intermunicipal Ribeirão Lajeado e o gerenciamento de taxas e tarifas.

 

Impressões

Entre os membros do Sanear que vieram a Penápolis estava Mário Sérgio Magalhães Pereira, encarregado do setor de cobrança, afirmando que a visita ao Daep foi a mais proveitosa entre as autarquias conhecidas, merecendo os prêmios de referência em meio ambiente. “Não vejo em que o Daep pode melhorar, até parece uma utopia, tudo está perfeito, ficamos muito contentes com o material de apoio recebido e com o acompanhamento de técnicos do departamento nos explicando as ações realizadas na cidade”, disse. Luciano Koichi (engenheiro civil), Hermes Ávila (engenheiro ambiental) e Denize Sodré (engenheira sanitarista) foram unânimes em relatar que a visita foi bastante positiva e atendeu aos objetivos propostos, deixando um elo de comunicação para promover uma constante troca de informações, já que as trocas de experiências entre as autarquias se transformam em conhecimentos imensuráveis.

 

Qualidade

O encarregado do setor de cadastro do Sanear, Rodolfo Leite foi direto e ao responder o questionário de avaliação da visita descreveu que não existe falha se não existir trabalho. “Porém, em Penápolis, os serviços executados pelos servidores do Daep se mostraram perfeitos, não consegui perceber falha alguma, os prêmios recebidos demonstram exatamente a qualidade alcançada pela autarquia”, afirmou. A diretora administrativa e financeira do Daep, Vera Lúcia Nogueira e o assessor técnico da autarquia, Amir Gualda Ferlin, fizeram-se como guias técnicos da visita acompanhando a comitiva durante todas as etapas, os visitantes ainda foram recepcionados pelo prefeito de Penápolis, João Luís do Santos. Junto com o grupo de Rondonópolis ainda vieram duas pessoas da cidade de Panorama-SP, sendo um assessor de imprensa da prefeitura e um membro do Conselho de Defesa do Meio Ambiente do município.

A visita ao Daep foi motivada devido às recentes conquistas do Prêmio Nacional da Qualidade em Saneamento e Prêmio Nacional da Gestão Pública, divulgados nacionalmente e tornando o Departamento ainda mais conhecido em vários pontos do país. Secom – PMP

 

Serviço de Saneamento Ambiental de Rondonópolis

 

O Sanear foi criado oficialmente no ano de 2000 na cidade de Rondonópolis e coleta e trata atualmente apenas 28% do esgoto gerado no município. Segundo Wilma Alves, chefe do setor comercial, a empresa conseguiu junto ao Governo Federal, por meio do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), uma verba para realizar grandes investimentos na área de saneamento. “Por isso nada mais lógico que conhecermos um padrão de excelência em qualidade como o Daep, o que é bom tem que ser mostrado. Viemos aqui, estamos levando novas experiências, muitos projetos e uma vontade enorme de fazer de Rondonópolis uma cidade com um sistema de saneamento ambiental de primeiro mundo, assim como já existe em Penápolis”, completou. Secom – PMP

 

Foto: Comitiva conheceu detalhes sobre o tratamento de água durante visita à ETA

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade