Classificados

VÍDEOS

Apaixonados por carros antigos se reúnem em Penápolis

SUA OPINIÃO

Você acredita que Penápolis possa ser beneficiada com uma unidade do AME?


CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

31/12/2006

Rituais e simbolismos marcam noite de Reveillon

A idéia de renovação na passagem de ano instiga reflexões acerca do ano que se finda e a vontade de promover mudanças para o próximo ano, como se a passagem construísse uma nova etapa, com novas energias para o recomeço.
Nesta época, simpatias, e simbolismos criam uma grande variedade de rituais cuja origem muitas vezes é desconhecida, mas que vem sendo repassada há muitas gerações. As superstições atingem desde o cardápio da ceia de Reveillon até as roupas que devem ser usadas no momento da passagem.
Entre os simbolismos da culinária está o consumo de carne de porco e peixes, assim como a não utilização de carnes de aves, de nenhuma espécie, durante a ceia. A explicação está no fato das aves ciscarem para trás, numa conotação de que evocam o passado, o retrocesso. Já o porco, que fuça para a frente, e os peixes, que só nadam para a frente, simbolizam prosperidade e evolução.
Segundo a tradição, formas arredondadas lembram dinheiro e cores amarelas são alusivas ao ouro e, portanto, à riqueza, o que faz de romãs, maçãs, azeitonas, castanhas, laranjas, ervilhas e beterrabas alimentos típicos das ceias.
As romãs são popularmente usadas como uma espécie de [...]

Quer ler essa notícia na íntegra? Assine o Diário!

Se você é assinante do Diário, autentique-se abaixo e leia a notícia na íntegra.

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2019 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.