Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

09/11/2017

Ribeirão Lajeado: Diagnóstico de manancial será apresentado nesta sexta-feira

Imagem/Secom – PMP
Detalhes Notícia
Empresa efetuou levantamento de campo e análises da qualidade da água em oito pontos de coleta

Amanhã, dia 10, a partir das 9h, acontece no auditório do Sindicato Rural de Penápolis, a apresentação de um estudo que demonstrará o atual estágio da Bacia Hidrográfica do Ribeirão Lajeado, manancial que abastece a cidade. Através deste estudo, é possível saber mais sobre a qualidade da água, uso e ocupação do solo.
Estão convidados os representantes das Câmaras Técnicas do CBH-BT (Comitê da Bacia Hidrográfica do Baixo Tietê), Conselho Municipal do Meio Ambiente, Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável, Conselho Gestor de Saneamento do Daep (Departamento de Água e Esgoto de Penápolis), Promotoria do Meio Ambiente, proprietários rurais, secretários municipais e toda a comunidade interessada. O evento desta sexta-feira conta com a parceria com o Sindicato Rural de Penápolis.

Caracterização
Esta apresentação faz parte do projeto “Caracterização da Mata Ciliar, APPs, Nascentes e Usos do Ribeirão Lajeado nos municípios de Penápolis, Alto Alegre e Barbosa – SP”. O projeto é do Consórcio Intermunicipal Ribeirão Lajeado, e tem o propósito de orientar as estratégias de conservação do ribeirão, visando à correta gestão dos recursos hídricos.

Ele é realizado com recursos financeiros do Fehidro (Fundo Estadual dos Recursos Hídricos), conquistados no ano de 2016 através de gestões junto ao CBH-BT (Comitê da Bacia Hidrográfica do Baixo Tietê). O consórcio foi contemplado com recursos de R$ 164,8 mil. A apresentação do diagnóstico será feita pela empresa SHS – Consultoria e Projetos de Engenharia Ltda-EPP, vencedora do processo licitatório. 
O trabalho realizado pela empresa contou com levantamento de campo, análises da qualidade da água em oito pontos de coleta, bem como análise técnica. Também foi efetuada a proposição de intervenções para melhoria da sanidade ambiental do ribeirão em seus aspectos de qualidade, quantidade e regularidade da água.

Futuros projetos
O diagnóstico será utilizado para elaboração de futuros projetos de melhoria da Bacia do Lajeado, uma vez que trata-se da única fonte de abastecimento público do município de Penápolis. As informações obtidas resultarão na construção de um programa consistente de ações específicas de melhoria no trabalho do consórcio.
Mesmo com a crise hídrica em outras regiões do país, Penápolis não registrou problemas de abastecimento de água. Isto se deve ao trabalho de mais de 26 anos do Consórcio Intermunicipal Ribeirão Lajeado. Neste espaço de tempo foram realizadas muitas atividades de plantio de mudas nativas nas áreas de APPs (Áreas de Preservação Permanente), além do manejo e conservação do solo para evitar o assoreamento.

Balanço
De acordo com o coordenador do CIRL, José Raphael Caputo, até o momento, foram atendidas 580 propriedades rurais, com 35.647 horas máquinas voltadas para o manejo e conservação de solo e conservação de estradas rurais. Foi executado ainda o plantio de 372.587 mudas nativas, além da manutenção das mudas e replantio, representando um trabalho continuo. Esse trabalho tem resultados a longo prazo, e o diagnóstico será um norteador para traçar prioridades das futuras ações do CIRL. Secom – PMP

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade