Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

02/03/2012

Reunião discute limpeza e melhorias na linha férrea

Uma equipe da Prefeitura de Penápolis se reuniu na última segunda-feira com representantes da América Latina Logística (ALL), empresa responsável pela malha ferroviária que passa pela área central da cidade. O trecho urbano, alvo de reclamações da população pela falta de limpeza e manutenção, esteve na pauta e pode ter solução  com a efetivação de parceria entre o município e a empresa.
Ao longo dos últimos anos a Administração municipal vem buscando junto à direção da AAL uma solução do problema, que resulta em prejuízos para a saúde dos munícipes. Levantamentos da Secretaria de Saúde, através do Serviço de Zoonose, mostram que a falta de manutenção, como capinação e construção de canaletas para o escoamento da água de chuva, leva à formação de criadouros do mosquitos aedes-aegypti, transmissor da dengue.
Carlos Alberto Feltrin, secretario municipal de Governo e Gestão Participativa relatou que desde 2005 a prefeitura busca uma solução para esse problema, que também foi alvo de discussão no governo anterior. “Estamos otimista, como sempre estivemos em relação à empresa, para resolver o problema. A empresa, por uma razão ou outra, sempre acabou adiando qualquer intervenção na malha ferroviária central. Agora, com esse novo grupo, acreditamos que as coisas devem andar”, disse Feltrin.
Ele adiantou que a prefeitura e a empresa vão disponibilizar equipes e, de forma conjunta, elaborar um projeto para construção de canaletas ou apresentar um outro projeto para minimizar o acúmulo de água ao lado da linha.

Capinação
O secretário municipal de Agricultura Lucas Torrezan, que também participou da reunião, demonstrou otimismo em relação ao grupo da ALL, já que muitas coisas foram encaminhadas, incluindo a contratação de empresa terceirizada para realizar a limpeza (capinação) do leito. “Vamos levantar o custo dessa capinação e apresentar para a a empresa. Ela aceitando, vamos proceder os trâmites para efetivação da parceria que, sem dúvida, vai melhorar o visual do trecho urbano que recebe a linha férrea”, disse o secretário.
O prefeito João Luís dos Santos também defendeu uma ação mais rápida por parte da
ALL, para melhorar o aspecto da área urbana por onde passam as locomotivas da empresa. Ele lembrou que a Administração Municipal apresentou à Secretaria do Patrimônio da União os documentos necessários para ter a posse e a gestão da antiga Estação Ferroviária, com o objetivo de resgatar o prédio como parte da história da municipalidade.
O prefeito lembrou que o vereador Zeca Monteiro - um dos incentivadores da ideia de que a estação se transforme em centro cultural – disse que a prefeitura tem melhores condições de preservar e utilizar esse patrimônio da União. “Se a empresa ALL cumprir sua parte na parceria, limpando todo o trecho urbano e construindo as canaletas, vamos ter aquela área totalmente remodelada e pode, sem dúvida alguma, se transformar em um novo cartão postal da cidade”, concluiu João Luís.

Secom – PMP

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade