Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

04/01/2009

Retrospectiva: Eleições e centenário de Penápolis marcam 2008

Detalhes Notícia

O ano de 2008 foi marcado por inúmeros e importantes fatos em Penápolis, dentre eles, os que mereceram maior destaque foram à comemoração do Centenário da cidade e as eleições municipais, ocorridas em outubro, que reelegeu o prefeito João Luís dos Santos e mudou radicalmente a Câmara de Vereadores. Mas a campanha política de João Luís e seu vice, o ex-prefeito, ex-vereador e ex-deputado estadual, Ricardo Rodrigues de Castilho foi marcada por vários obstáculos de ordem judicial, alguns deles ainda por serem transpostos. Os dois disputaram o pleito na condição de sub-júdice e, apesar de terem sido diplomados no dia 17 de dezembro de 2008 e empossados na última quinta-feira, 1 de janeiro de 2009, ainda travam uma batalha para que os cargos sejam mantidos.
Foram dois os problemas surgidos na candidatura. O primeiro ocorreu quando o juiz da 87ª Zona Eleitoral Luciano Brunetto Beltran concedeu sentença de impugnação da candidatura do prefeito João Luis e do vice Ricardo Castilho da Coligação “Penápolis no Rumo Certo”, mediante pedido do Promotor Público Eleitoral Marcelo Sorrentino Neira. O promotor encaminhou pedido de impugnação ao Juiz em decorrência de problemas na aprovação de contas do prefeito João Luis dos Santos pelo Tribunal de Contas do Estado que julgou irregular o procedimento administrativo de contratação de empresa para a construção de 132 casas no residencial Rosa Alberton. Posteriormente outro problema judicial tirou o sono do prefeito. Ele foi denunciado por uso da máquina em seu favor durante a campanha, quando, no entendimento da Justiça, teria sido beneficiado ao ter publicado nos jornais locais e um de Araçatuba, matérias produzidas por sua assessoria de comunicação. A decisão a respeito ainda não foi divulgada pelo Tribunal Regional Eleitoral. Este ano Penápolis contou com 42.960 eleitores e o prefeito reeleito teve 16.683 votos.

Nova Câmara
Ao contrário de anos anteriores, os eleitores, através do voto fizeram uma mudança radical na Câmara de Vereadores, mantendo apenas dois, dos dez vereadores. Estes foram os vereadores eleitos: Célio José de Oliveira (2.162 votos), Reginaldo Sacomani, “Nardão Sacomani” (1.927), Carlos Henrique Rossi Catalan, “Caíque Rossi” (1.892), Hugo Tadeu Montanari Crepaldi, (1.892), Francisco José Mendes, “Tiquinho” (1.063), José Carlos Aguirre Monteiro, “Zeca Monteiro” (971), Rodolfo Valadão Ambrósio (957), Luiz Antônio Alves de Oliveira (911), Ricardo Faleiros de Castilho “Ricardinho Castilho” (778) e Joaquim Soares da Silva, “Joaquim da Delegacia” (765).

Comarca
A exemplo de Penápolis, alguns candidatos da Comarca sofreram problemas na área judicial. As eleições, entretanto, foram tranqüilas. A diplomação dos eleitos aconteceu dia 18 de dezembro de 2008, em cerimônia presidida pelo juiz da 289º Zona Eleitoral da Comarca de Penápolis, Marcelo de Freitas Brito. Os prefeitos eleitos foram os seguintes: Avanhandava: Sueli Navarro Jorge, Barbosa: Mário de Souza Lima, Alto Alegre: Ilson Peres Tomé Piazza, Braúna: Heitor Verdu, Glicério: Enéas Xavier da Cunha e Luziânia: Rogelio Cervigne Barreto.

Greve e assaltos
Um fato até então nunca visto na história do Brasil ocorreu em 2008. Trata-se de uma greve da Polícia Civil, quando por mais de um mês os policiais cruzaram os braços em praticamente todo o Estado de São Paulo. Em Penápolis a paralisação resultou em prejuízos. Assaltos tiraram o sono da população. Na Capital Paulista, chegou a ocorrer um enfrentamento entre policiais civis em greve e a Tropa de Choque da Polícia Militar. Ainda na área policial o crime que provocou maior comoção ocorreu no dia 13 de outubro, quando a professora Heloísa Maira Araújo Moreira, com 20 anos, foi morta a facadas por Ariane Graziela Alves Correa, 26. O crime ocorreu na avenida Cunha Cintra, no centro da cidade e a acusada, moradora da cidade paulista do Mirante do Paranapanema, alegou em sua defesa que a vítima mantinha um romance com seu companheiro.

Apreensão
No campo financeiro o ano também foi marcado por incertezas. Além da crise mundial que assolou em especial os países ricos, em Penápolis a principal empresa, a Usina Campestre, a exemplo de outras indústrias do ramo, sentiu o efeito e conseqüentemente passou a atrasar os pagamentos. Além de fornecedores, trabalhadores rurais foram prejudicados. Parte deles, vindos de outros estados, chegou a protestar pelo atraso defronte a agência do Banco do Brasil. A Usina, entretanto, levantou o dinheiro e efetuou o pagamento dos trabalhadores.

Centenário
Penápolis se preparou para comemorar, no dia 25 de outubro, seu centenário. Dentre as variadas atrações, a que mais chamou a atenção foi à abertura de uma urna que havia sido lacrada e depositada sob o busto de São Francisco de Assis no dia 25 de outubro de 1958. Na época a intenção dos organizadores era de que fosse aberto somente nas comemorações do centenário, o que ocorreu. Dentro dela havia várias fotografias da época e um jornal daquele dia. Uma nova urna, com materiais recentes, foi depositada no local. A Esquadrilha da Fumaça também esteve em Penápolis e fez uma grande apresentação que agradou ao público presente ao Tenentão.

CAP
O Clube Atlético Penapolense, após a brilhante conquista ocorrida em 2007, quando ganhou o acesso para o Campeonato Paulista da Série A-3, não decepcionou e, na condição de caçula, realizou uma excelente campanha. A equipe ficou em 10º lugar no certame, dentre 20 participantes. Mais uma vez o clube foi presidido por Cláudio Gomes Dias, o Cláudio Tiradentes. Terminado o certame, desta vez tendo o médico Nilson Moreira na presidência, disputou a Copa Paulista, ao lado de tradicionais equipes, como Noroeste de Bauru, América de Rio Preto, Bragantino e Marília, e mais uma vez não decepcionou. A cidade sediou em julho, com sucesso, os Jogos Regionais que reuniu milhares de atletas nas diversas praças esportivas da cidade. Em agosto sediou a Olimpíada Escolar de Esportes – Categoria Infantil. (SRF)

Foto: Ariane, ainda na cena do crime, alegou que vítima mantinha romance com seu marido

CONFIRA MAIS FOTOS DA RETROSPECTIVA NO JORNAL IMPRESSO.

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade