Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

25/01/2008

Retorno: Irmandade reassume gestão da Santa Casa

A Irmandade de Misericórdia de Penápolis está reassumindo, após 18 anos, a gestão administrativa da Santa Casa. A medida, que foi anunciada em reunião na manhã de ontem, no gabinete do prefeito João Luís dos Santos, permitirá à Santa Casa o recebimento de recursos permanentes da Secretaria de Estado da Saúde. Além do prefeito participaram da reunião o secretário de Saúde Roberto Torsiano, o presidente da Irmandade Waldir Rufatto e o ex-deputado Ricardo Castilho.
“A Prefeitura fez sua parte. Nesses três anos recuperamos a credibilidade e a gestão da Santa Casa. Agora estamos removendo o último empecilho colocado pelo governo estadual para ajudar no financiamento dos serviços prestados pelo hospital”, disse o prefeito João Luís. Desde 1990 estava em vigor um Contrato de Gestão firmado entre a Prefeitura de Penápolis e a Irmandade, para administração da Santa Casa pelo município. “O governo estadual sempre alegou que não repassava recursos para a Santa Casa porque o hospital estava sob intervenção do município. Por diversas vezes demonstramos através de documentos que não havia intervenção e sim um contrato de gestão, mas a Secretaria de Estado da Saúde não se sensibilizou e continuou não repassando recursos de forma permanente para o hospital”, explica o secretário municipal de Saúde, Roberto Martins Torsiano, que esteve à frente da Santa Casa nos últimos três anos.
“Se este era o único empecilho, está desfeito e a Santa Casa agora poderá receber recursos permanentes do governo estadual”, sentenciou o prefeito João Luís. “Esperamos que a Secretaria de Estado da Saúde ajude nossa Santa Casa como tem feito com várias outras Santas Casas em todo o estado de São Paulo”, acrescentou. Segundo o prefeito, a administração municipal vai continuar colaborando com a Santa Casa, inclusive participando de um conselho de gestão para assessorar a administração do hospital. Esse conselho será bipartite, com representantes da Irmandade e da Prefeitura. “É uma parceria de corresponsabilidade. A Irmandade assume a gestão administrativa, mas continua com o apoio da Prefeitura. É uma parceria muito salutar, pois a Irmandade representa o conjunto da sociedade penapolense”, afirmou João Luís.

Recuperação
Falando em nome da Irmandade de Misericórdia, o presidente Waldir Rufatto disse que a nova parceria acertada com a Prefeitura representa mais um passo em benefício da Santa Casa. “Nos últimos três anos assistimos a um processo de recuperação da Santa Casa, graças à vontade política e ao dinamismo do prefeito João Luís que sempre tem colocado em primeiro plano a saúde do povo de Penápolis e região”, declarou Rufatto. A atual administração municipal, nesses três anos investiu R$ 5 milhões na Santa Casa. “Foi um investimento necessário para não deixar a Santa Casa fechar. Garantimos o atendimento hospitalar à população”, disse João Luís. O prefeito lembra que a Santa Casa ainda tem dívidas grandes, mas nenhuma da atual gestão. As dívidas trabalhistas das gestões anteriores foram todas quitadas, várias outras dívidas foram pagas e outras ainda estão sendo negociadas. É o caso dos encargos trabalhistas que não foram recolhidos até 2004 pela gestão anterior. Na atual gestão também acabou uma prática que era muito comum até 2004, na gestão anterior: a necessidade dos funcionários fazerem empréstimos bancários para pagarem os próprios salários. “A partir de 2005, todos os funcionários passaram a receber em dia seus salários, sem quaisquer atrasos. A atual gestão não gerou nenhum centavo de dívida. Todas as dívidas que ainda restam são anteriores a 2004”, concluiu João Luís. Secom – PMP

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade