Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

04/11/2007

Retorno: Imigrante retorna ao Japão após 75 anos no Brasil

Após 75 anos residindo no Brasil, os últimos vinte em Penápolis, a imigrante Mie Takebe Inada, 86 anos, conhecida pelo apelido de “Ba”, está prestes a retornar ao seu país de origem, o Japão. Esta semana os amigos, em especial os praticantes de hidroginástica do Clube Penapolense, prepararam a despedida que ocorreu na manhã de quinta-feira. Na terra do sol nascente, Ba irá residir com os filhos que, apesar de terem nascido no Brasil, há alguns anos fizerem o caminho inverso de seus ancestrais e atualmente residem e trabalham naquele país.

Ba, que é um exemplo claro de uma pessoa que conserva a saúde (mesmo aos 86 anos pratica natação, hidroginástica, alongamento e não dispensa as caminhadas diárias ao nascer do sol, além de abster-se de ingerir qualquer tipo de carne), veio com a família ao Brasil para, a exemplo de outros imigrantes, trabalhar nas lavouras de café. Como não tinham ao menos dinheiro para as passagens, eram bancadas pelos fazendeiros da época.

“Uma de nossas preocupações na época era de como nos comunicarmos com os brasileiros. Mas, devido as inúmeras dificuldades, as únicas palavras que aprendemos foi bom dia e boa tarde”, destacou Mie.

Neste país se casou, teve os filhos e ficou viúva. Do Brasil, a mulher ressalta que irá levar a boa recepção que teve, bem como a lembrança dos inúmeros amigos que conquistou. “Tudo passou muito rápido. Foram 75 anos bem vividos. Irei levar na lembrança tudo de bom que me ocorreu. Já as passagens ruins farei que não vi ou ouvi”, ressaltou a mulher.

O clima quente da região, que contraria as regiões geladas do Japão, é um dos pontos da qual Mie considera que irá sentir como ponto negativo na mudança de endereço. “Gosto do clima quente e terei que me adaptar com o frio intenso”, destacou. Na quarta-feira ela estará embarcando em um ônibus com destino à São Paulo, onde no dia seguinte de avião (quando veio ao Brasil, bem jovem, a viagem foi de navio), segue o destino ao Japão. (SRF)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade