Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

13/08/2020

Retomada: Poupatempo de Penápolis deve reabrir em 30 de setembro

Imagem/Arquivo DIÁRIO
Detalhes Notícia
Poupatempo fica no Penápolis Garden Shopping e deve ter retomada com atendimento de 30% de sua capacidade

DA REPORTAGEM

O governo de São Paulo anunciou nesta quarta-feira (12) a reabertura gradual de unidades do Poupatempo e do Ciretran em cidades que estiverem nas fases laranja e amarela do Plano São Paulo de reabertura das atividades econômicas.
A reabertura das unidades acontecerá a partir do dia 19 de agosto entretanto o cronograma divulgado pelo governo prevê a abertura da unidade do Poupatempo de do Detran de Penápolis a partir do dia 30 de setembro, também atendendo a demanda de 30% do atendimento. 
As unidades do Poupatempo foram fechadas desde o dia 24 de março devido ao decreto que suspendeu serviços não essenciais durante a pandemia do coronavírus.
A abertura da unidade de Penápolis, instalada no Penápolis Garden Shopping segue um cronograma elaborado pelo Governo do Estado que determina abertura gradual das unidades em todo o Estado em diferentes datas. 
Em São José do Rio Preto, por exemplo, a abertura deve ocorrer a partir de 2 de setembro. Já em Araçatuba, a abertura da unidade está prevista para o dia 16 de setembro. Uma semana depois deve ser reaberta a unidade de Birigui, enquanto que o Poupatempo de Penápolis deve retomar suas atividades em 30 de setembro. 
A reabertura das unidades segue as diretrizes da aderência ao Plano São Paulo, com a flexibilização permitida apenas para cidades que estiverem nas fases amarela e laranja, e com fluxo de pessoas equivalente a 30% da capacidade de cada unidade.
Esta etapa de reabertura priorizará apenas o que houver exigência presencial, como primeira emissão de CNH e expedição de RG.
O vice-governador do estado de São Paulo, Rodrigo Garcia, anunciou também nesta quarta-feira que o Poupatempo irá incorporar à sua gestão todos os serviços oferecidos pelo Detran São Paulo, o que trouxe um aumento de unidades do Poupatempo de 75 para 340.
"É a maior expansão em seus 23 anos de história. As unidades existentes, portanto, crescerão 04 vezes até o final do nosso governo. Para expandir o programa nessa dimensão nós estamos unificando o Detran junto ao poupatempo. A partir de agora Detran e Poupatempo são um único local de atendimento ao público e essas unidades são transformadas em postos presenciais do Poupatempo ao longo dos próximos 2 anos", disse o vice-governador Rodrigo Garcia.
Com a união do Detran também houve aumento do número de serviços oferecidos que passou de 75 para 133. Segundo a gestão estadual, a expectativa é que em 2022 sejam 242 serviços.
"É tudo num lugar só, tudo num padrão Poupatempo que o cidadão reconhece como um serviço de excelência. Portanto, o Detran ao se integrar tanto ao Poupatempo físico, como digital, tem a expectativa de atender melhor e ser muito mais eficiente nesse relacionamento", disse o presidente do Detran São Paulo, Ernesto Mascellani.

Serviços Online
No início de maio o governo lançou o Poupatempo Digital que oferece mais de 60 serviços à população. Segundo a gestão estadual, recentemente houve uma redução na demanda por serviços presenciais. Antes da mudança, 81% dos serviços precisavam ser presenciais, agora, 70% destes serviços são digitais.
Para acessar os serviços, basta baixar o aplicativo 'Poupatempo Digital', que está disponível para Android e IOS. O login e senha utilizados, podem ser os mesmos que o cidadão acessa o site do Poupatempo. A plataforma foi desenvolvida pela empresa de tecnologia do Governo de São Paulo (Prodesp).
Todas as inovações digitais desenvolvidas pela Prodesp até o momento permitiram colocar os principais serviços do Poupatempo e do Detran.SP na palma da mão de todos os cidadãos. Acelerado pela pandemia do coronavírus, o portal e o aplicativo Poupatempo Digital se mostraram fundamentais para a manutenção dos atendimentos. Mais de sete milhões de interações/atendimentos foram feitos em quatro meses. Isto representa mais de 65% dos atendimentos diários nas unidades físicas, estimados em 120 mil.
Atualmente existem mais de 200 serviços sendo digitalizados pelo Poupatempo, em comparação com os sete oferecidos no início de 2019. Apenas cinco serviços que apresentam maior volume de transações permanecerão sem digitalização, como os atendimentos para emissão da primeira via do RG e a renovação da CNH, que requerem coleta biométrica e exigem a ida ao posto.

(Rafael Machi)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade