Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

03/04/2013

Resultados do IDESP apontam melhoras na educação local

Divulgação
Detalhes Notícia
Equipe da Diretoria Regional de Ensino de Penápolis avaliou como positivo os resultados regionais do IDESP

Assessoria de Imprensa

 

A Secretaria Estadual da Educação do Estado de São Paulo divulgou na semana passada no último dia 28 de março o resultado do IDESP (Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo) 2012. Os resultados apontam melhorias na qualidade da educação nas escolas públicas estaduais jurisdicionadas à Diretoria de Ensino da Região de Penápolis. Os destaques foram as Escolas Estaduais Luiz Chrisóstomo de Oliveira, pelos anos iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º anos), e a escola Ester Eunice de Oliveira, que atende os anos finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º anos) e o Ensino Médio (1º ao 3º anos).

O IDESP é um indicador de qualidade das séries iniciais e finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. Nesta avaliação de qualidade das escolas consideram-se dois critérios complementares, o desempenho dos alunos nos exames do SARESP (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo) e o fluxo escolar. O IDESP tem o papel de dialogar com a escola, fornecendo um diagnóstico de sua qualidade, apontando os pontos em que precisam ser melhorados, sinalizando sua evolução ano a ano. Esse processo é bem detalhado, cada escola possui seu boletim com os índices de desempenho dos alunos em Língua Portuguesa e Matemática, distribuídos por níveis, sendo Básico, Adequado e Avançado, bem como a porcentagem de cumprimento das metas estipuladas para a escola e o índice de qualidade que ela possui.

O objetivo da Secretaria Estadual da Educação é melhorar a qualidade da educação em todas as escolas, para isso, estabelece metas a longo prazo e os níveis ideais a serem alcançados variam de acordo com o ciclo. Para as séries iniciais do Ensino Fundamental as escolas terão de chegar ao índice 7. Já para as séries finais a meta é 6, e para o Ensino Médio, 5. O objetivo é que essas metas sejam alcançadas até 2030. O desempenho da unidade é levado em conta, portanto, o IDESP não tem uma meta fixa. Dessa forma, as escolas têm desafios novos todos os anos, condizentes com a sua realidade, o que as estimula.

Segundo os resultados divulgados no Estado houve avanços nos anos iniciais e no Ensino Médio.

 

Diretoria de Penápolis

A Diretoria de Ensino da Região de Penápolis segue essa mesma tendência, superando a média estadual nestas modalidades de ensino.

Segundo Luiz Cláudio Tonchis, Especialista em Educação o IDESP não serve para comparar as escolas em melhores ou piores, cada escola possui sua realidade. "Na análise dos resultados deve-se ser considerado o tamanho da escola, quantidade de alunos, oferta de cursos noturnos ou não, aspectos sociais, econômicos, culturais, etc., qualquer análise comparativa seria injusta", comentou. As metas de cada escola são individuais, isto é, a partir de seus resultados a Secretaria da Educação estabelece metas para o próximo ano letivo considerando sua situação atual. "Cada unidade só pode ser comparada ao seu próprio desempenho do ano anterior. O índice de cumprimento de metas é revisto, ano a ano", disse. Já a Dirigente Regional de Ensino, a professora Sueli Aparecida Silva Bonfietti, ressalta que a expectativa é que os indicadores melhorem. "A equipe pedagógica da Diretoria de Ensino trabalhou muito em 2012. Na próxima semana estarão nas escolas analisando os resultados, apoiando a equipe gestora e professores. Vamos reavaliar as nossas ações", ressaltou. Ela disse ainda que o foco é a sala de aula. "Temos condições de melhorar os nossos resultados. Acreditamos em nossa equipe e intensificaremos as ações pedagógicas de apoio às escolas, investindo na formação continuada dos gestores e professores", enalteceu.

 

Avaliação em Processo

Neste ano, a Avaliação da Aprendizagem em Processo, foi ampliada para todos os anos finais do Ensino Fundamental e para as três séries do Ensino Médio. Este instrumento pedagógico tem como objetivo avaliar os alunos em língua portuguesa e matemática para diagnosticar eventuais dificuldades de aprendizado e agir pontualmente para resolvê-las, ou seja, os resultados da Avaliação da Aprendizagem em Processo proporcionam aos professores intervenções rápidas e pontuais a tempo de melhorar o aprendizado dos estudantes no mesmo semestre letivo. "Estes resultados precisam ser instrumentos facilitadores da aprendizagem e não apenas uma constatação. O diagnóstico não pode ser um fim em si mesmo", disse a dirigente.

A Dirigente de Ensino aproveitou para parabenizar e cumprimentar todas as Escolas, Equipes Gestora, Coordenação, Professores, Funcionários, alunos e pais. "Nosso papel é contribuir com a equipe das unidades, acompanhando e assessorando na organização escolar e no processo pedagógico para continuar avançando com a qualidade de ensino", concluiu Sueli. 

Confira o comparativo do IDESP entre Estado e Diretoria Regional de Ensino de Penápolis no jornal impresso.

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade