Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

11/11/2011

Respeito às diferenças é tema de projeto na Emei Orentino Martins

Secom-PMP
Detalhes Notícia
O artista plástico Jadir Raimundo colaborou com o projeto, ministrando uma Oficina de Tela aos alunos da Emei

A Emei (Escola Municipal de Educação Infantil) Orentino Martins vem desenvolvendo desde o início do ano o Projeto “Diversidades”. O mesmo envolve alunos, professores e familiares na busca pela pela convivência harmoniosa e a tolerância na comunidade. Por essa razão as atividades do projeto visam a quebra de preconceitos e rótulos, respeitando as diferenças de cada  indivíduo.
De acordo com a coordenadora pedagógica da unidade, professora Simone de Almeida, as ações já surtiram grandes resultados, provocando mudanças positivas no comportamento dos alunos.
“Nas atividades programadas os professores procuram mostrar às crianças que as pessoas não são iguais e que isso não determina se são melhores ou piores”, disse.
“Tem aquele aluno que é gordinho, tem aquele de olho puxado, tem aquele com cabelo de cachinhos e tem aquele que apresenta necessidades especiais, enfim, cada um com uma característica distinta. O que pretendemos é fazer com que esses alunos cresçam se familiarizando com as diferenças ao ponto de que um dia nem notem mais que elas existem”, explicou Simone.
Entre algumas das ações já realizada pela Emei estão a Oficina de Fantoches, Projeto Mascote e Oficina de Tela.
“Na Oficina de Fantoches tivemos a participação maciça dos pais, que com a ajuda de nossos professores confeccionaram bonecos que apresentam características especiais, como por exemplo deficiência visual e deficiência física”, contou a coordenadora.
“Esses bonequinhos são mascotes das salas, e os alunos, aos finais de semana, os levam para casa com a responsabilidade de cuidar deles da forma adequada, dando a atenção que cada um necessita de acordo com as suas necessidades especiais. Os pais relatam no caderno como a criança se comportou durante esta experiência e devolvem ao professor. Pelo que pudemos observar no relatos feitos até agora as crianças estão assimilando muito bem o conteúdo trabalhado e dando mostras de grande respeito e amizade”, comemorou a coordenadora pedagógica.

As telas de Jadir
Outra atividade que rendeu resultados bastante significativos ao projeto foi a Oficina de Tela com o artista plástico Jadir Raimundo. Ele, que é deficiente físico e não possui braços, contou às crianças um pouco da história de sua vida e mostrou como executa tarefas do dia a dia, como comer, beber, escrever e pintar seus quadros com a boca e os pés.
“Foi um momento muito significativo tanto para as crianças como para toda equipe e o próprio artista, que apesar de possuir deficiência física conseguiu mostrar suas habilidades e seu exemplo de vida. As crianças ouviram tudo atentamente, muito curiosas para saber como é viver com tais limitações”, narrou Simone.
“Em nome da Secretaria Municipal de Educação e da Emei Orentino Martins nós parabenizamos e agradecemos ao artista pela contribuição ao Projeto”, completou.
As telas pintadas pelos alunos durante a oficina estarão em exposição neste mês para os pais e a comunidade em geral na própria Emei. Será entre os dias 21 e 25, no horário das 07h30 às 11h30 e das 13h às 17h. Todos estão convidados a visitar,

Encerramento
A edição 2011 do Projeto Diversidades terá encerramento no próximo mês de dezembro com apresentações teatrais. As montagens, denominadas “Diversidades”, contam com a participação dos próprios alunos e serão apresentadas também às famílias e à comunidade em geral.
Os espetáculos estão agendados para os dias 31 de novembro e 01 de dezembro, a partir das 19h30, no Teatro Lúmine. A entrada é gratuita.
Para realização do projeto a Emei Orentino Martins conta com o envolvimento das professoras Doralice de Souza Návia, Sandra Borges, Marilda Gaspar, Regina Célia Oba e Jaqueline Santos.

Secom – PMP 

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade