Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

31/05/2011

Residencial São Francisco: Creche inaugurada domingo iniciará atendimento com 46 crianças

Secom-PMP
Detalhes Notícia
Secretário Cledivaldo, deputado Newton Lima, vice Ricardo Castilho, Primeira Dama Renata e prefeito João Luís descerram a placa de inauguração

Um grande público compareceu na manhã do último domingo (29) para prestigiar a solenidade de inauguração do Centro de Educação Infantil Municipal São Francisco de Assis, a “Super Creche”, que atenderá crianças do Residencial São Francisco, Rosa Alberton, Jardim Pevi e Florença, entre outras daquela região.
Durante o cerimonial falaram o prefeito João Luís do Santos; o vice prefeito Ricardo Castilho; o vereador Ricardinho Castilho, representando o Legislativo penapolense; deputado federal Newton Lima; o secretário de Educação do município, professor Cledivaldo Donzelli; e a responsável pelo Serviço do Centro de Educação Infantil, Leonila de Aguiar Torrezan.
Todos destacaram a importância da super creche para os moradores da região, tendo o prefeito João Luís reiterado que desde quando assumiu o governo tinha como propósito acabar com as diferenças nas unidades educacionais da cidade.
“Não pode existir uma creche ou uma escola para o filho do rico e outra para o filho do trabalhador”, disse o prefeito, lembrando que até creche de papelão existia em Penápolis. “Não podíamos ter uma escola municipal no centro da cidade diferente das existentes nos bairros. Hoje, como todos podem perceber, temos escolas e creches iguais para todos, com o mesmo padrão de quem está na escola particular”, lembrou o prefeito.

Recursos
O secretário municipal de Educação, Cledivaldo Donzelli destacou o empenho do prefeito em buscar junto ao Governo Federal os recursos necessários para essa obra, tão importante para a comunidade, e que vai diminuir de forma considerável a fila de espera por vagas. Essa creche, segundo ele, é uma das maiores construídas no município e segue um padrão diferenciado e que será implantado em todas a s cidades brasileiras.
“Esperamos, com essa creche e com a que estamos construindo no Residencial Dois Irmãos, atender toda a demanda existente em Penápolis”, disse o secretário.
O vice Ricardo Castilho lembrou a iniciativa do prefeito João Luís que foi considerada por alguns um desatino por construir uma obra dessa grandeza na periferia da cidade. Ele lembrou que quando prefeito também foi classificado como louco ao implantar o Departamento Autônomo de Água e Esgoto (Daep), mas a sua ousadia colheu frutos e hoje essa estrutura, que teve investimentos de cada governante ao longo dos anos, é referência nacional em saneamento. “Essa obra, com certeza, também será referência para todos nós”, falou o Castilho.
Ricardinho Castilho, vereador, elogiou a construção da obra e o governo Federal por investir recursos para que Penápolis recebesse essa super creche.

Deputado
O deputado federal Newton Lima, que desde a sua eleição para a Câmara Federal mantém um vínculo com a cidade, falou dos investimentos que o Governo Federal está fazendo em todas as regiões do Brasil, situação que vem desde o governo Lula e deve prosseguir durante o mandato de Dilma.
Em números, explicou os diversos programas e projetos do Governo Federal para os municípios brasileiros. Também elogiou o prefeito, pelas iniciativas de buscar junto aos parlamentares os recursos necessários para uma obra como a super creche.
Durante o cerimonial foram lidas diversas mensagens de autoridades convidadas, mas que não puderam comparecer à inauguração. Entre os e-mails e telegramas, destaque para a presidente Dilma Roussef, ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva, vice-presidente Michel Temer. Em ofício o Ministro da Educação Fernando Haddad ressaltou que “Penápolis é exemplo para todo o Brasil e que investe pesado em Educação”.
Os deputados estaduais Edinho Silva, Rui Falcão, Donizete Braga, João Paulo Rillo, Simão Pedro, Mauro Bragato e Geraldo Vinholi também enviaram mensagens agradecendo o convite e parabenizando o prefeito João Luis e a cidade de Penápolis pelo investimento recebido. Também enviaram manifestações os deputados federais, Jilmar Tato, Vicente Cândido, Paulo Terixeira, Cândido Vacarezza e João Dado, o senador Eduardo Suplicy, a senadora Marta Suplicy e os Ministros Aloisio Mercadante e Orlando Silva.
Após o cerimonial, o prefeito João Luís dos Santos, acompanhado da 1ª Dama e Presidente do Fundo Social de Solidariedade, Renata Torres Buranello Santos, de vereadores, secretários municipais, moradores do bairro, do deputado Newton Lima, entre outros convidados, visitaram o interior do prédio.

Investimentos e Vagas
O Centro de Educação Infantil Municipal São Francisco, a já conhecida “Super Creche” tem investimento superior a R$ 1 milhão, entre construção e aquisição de mobiliário e equipamentos. A obra foi viabilizada com recursos do Ministério da Educação através do Pró Infância - Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos da Rede Escolar Pública de Educação Infantil.
Pelo projeto-padrão disponibilizado pelo MEC, a nova creche tem capacidade de atendimento até 240 crianças. Segundo a Secretaria Municipal de Educação, neste primeiro momento – de adaptação para mães, crianças e funcionárias - a unidade atenderá 46 crianças, entre 4 meses e 3 anos e onze meses. Posteriormente a creche, que será coordenada pela pedagoga Marisé Silva Nascimento, vai atender 118 crianças, em outras faixas etárias, em período integral.

Programação
A programação durou até ao anoitecer. As crianças aproveitaram, durante todo o dia, as atrações da “Rua de Lazer”, como cama elástica, futebol de sabão, tobogã gigante, piscina de bolinha, distribuição de pipoca e algodão doce e participaram de gincanas, pintura e jogos esportivos.
Atrações artísticas, com duplas sertanejas e a Banda Jovem Cidadão tambem foram destaques no Residencial São Francisco. No início da noite um show pirotécnico chamou a atenção dos moradores, que ainda prestigiaram um forró no encerramento das festividades.

Secom – PMP

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade