Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

16/01/2008

Resíduo: Daep prepara lançamento da coleta de óleo de cozinha

O projeto de coleta de óleo de cozinha idealizado pelo Daep (Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis) já está em fase final de preparação e a expectativa é que até o início de fevereiro seja lançado em toda a cidade. A informação é da diretora administrativa e financeira do Daep, Vera Lúcia Nogueira.
De acordo com Vera, já está quase tudo pronto para o lançamento oficial do projeto de coleta de óleo de cozinha, que será executado pela Corpe (Cooperativa dos Recicladores de Penápolis). “Estamos aguardando apenas a Corpe fazer a divisão setorial para iniciar a coleta do resíduo nas residências”, declarou.
A proposta é que a coleta do óleo de cozinha seja feita em cada residência uma vez ao mês, e aos sábados, para que as pessoas não confundam com os dias em que a Cooperativa passa recolhendo os materiais recicláveis. “O resíduo coletado pela Corpe será comercializado. Dessa forma, a cidade fica livre das complicações causadas pelo óleo despejado em local inapropriado e os cooperados se beneficiam com a renda da comercialização desse produto”, explicou a diretora administrativa.

Pesquisa
Para saber se o projeto seria aceito pela população, o Daep realizou uma pesquisa por amostragem, em que uma porcentagem dos penapolenses foi entrevistada. Através dessa pesquisa, foi possível verificar o que a população está fazendo com o óleo de cozinha usado. “Como a maioria dos entrevistados disseram despejá-lo no ralo ou sobre a terra, que são destinos inadequados, perguntamos se aceitariam a coleta desse resíduo e obtivemos uma resposta afirmativa dos entrevistados”, disse Vera Nogueira. “Contamos com população para que a coleta do óleo de cozinha seja tão eficiente quanto a coleta seletiva que já é realizada há muitos anos pela Corpe”, destacou.

Conscientização
“No entanto, para que esse projeto dê certo, temos que insistir na conscientização das pessoas sobre a importância da coleta do óleo de cozinha”, afirmou. E conforme conta, o Daep já vem fazendo sua parte. Os panfletos explicativos já estão impressos e recentemente o Daep adquiriu um funil para cada residência, que será entregue gratuitamente a fim de ajudar no armazenamento do óleo em garrafas plásticas. “A exemplo da coleta seletiva, também haverá um jingle para a coleta de óleo de cozinha”, acrescenta. A música já está definida e foi feita em parceria. A composição e a letra são do professor Maurício Soliane e o arranjo é de Francisco de Assis. Secom – PMP

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade