Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

24/01/2010

Reportagem Especial: Equoterapia e Equitação são importantes contribuições na educação inclusiva

Detalhes Notícia

DA REPORTAGEM

Falar em educação inclusiva nos dias de hoje é abrir uma nova perspectiva como forma de valorizar o indivíduo para torná-lo um ser integrado na sociedade, independente de suas dificuldades e limitações. Valorizar suas potencialidades é o ponto forte do trabalho da equoterapia que é desenvolvido pelo Centro de Equitação GF em Penápolis, localizado próximo ao Aterro Sanitário do Daep. Esta atividade, segundo explica a proprietária Adriana Garcia Francisco, utiliza o cavalo como ferramenta de trabalho dentro de uma abordagem interdisciplinar e complementar, buscando interagir com o indivíduo como um todo. “Além de melhorar o comportamento da pessoa, eleva a auto-estima, confiança e a reeducação postural”, comentou.  A Equoterapia promove benefícios físicos, psíquicos, educacionais e sociais por meio do uso do cavalo. Ela surgiu na antiguidade e chegou ao Brasil nos anos 80. A partir daí, não parou de crescer tecnicamente, com a divulgação de conceituados trabalhos em pesquisa, sendo reconhecida pelos Conselhos de Medicina e de Fisioterapia como importante método terapêutico de reabilitação e educação. Hoje o Centro de Equitação GF possui 32 alunos que participam da equitação, consistindo em ensinar as pessoas a montarem em cavalos seja por hobby ou competição. “No começo, uma das alunas sentia muito medo ao montar no cavalo, mas agora está obtendo ótimos resultados”, enfatizou Adriana.
Uma equipe de profissionais especializados e capacitados trabalha no desenvolvimento dos participantes visando à melhoria e avanço deles, são dois fisioterapeutas, uma psicóloga, uma equitadora e dois tratadores. Adriana, que também cursa na UC (Universidade do Cavalo) em Sorocaba, acrescentou que a duração de cada sessão gira em torno de uma hora. Recentemente, em uma parceria alunos da Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) participam das atividades que são realizadas na segunda e sexta pela manhã e nas terças, quartas e quintas à tarde. “As crianças ficam encantadas e satisfeitas, pois é uma realidade que elas não presenciam diariamente”, disse. Para a equitadora Vanessa Helling, a recompensa que recebem dos pacientes dá a sensação de dever cumprido. “É muito gratificante ver o amor que as crianças têm pelos cavalos, onde muitas destas saem chorando do centro após o término da sessão”, lembrou. Ela enfatizou que este carinho pelo animal é tão forte que muitos alunos têm como “xodó” o cavalo “chocolate”, o preferido pelas crianças. “Às vezes temos que conter os ânimos deles, pois a todo o momento querem alimentar e dar banho no cavalo”, disse. Vanessa informou que qualquer pessoa pode participar destas atividades, contribuindo ainda mais para a sua saúde, mas é necessário que tenha indicação médica. Os interessados em participar das atividades podem entrar em contato pelos telefones (18) 3652-6891 e (18) 9616-0172. (IA)

Foto: Para a equitadora Vanessa Helling, qualquer pessoa pode participar destas atividades, contribuindo ainda mais para a sua saúde

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade