Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

24/05/2008

Renda: Penápolis gerou 1979 empregos formais em abril

Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados do Ministério do Trabalho (Caged), divulgados nesta semana, apontam Penapolis na 22ª posição entre os municípios com mais de 10 mil habitantes que mais geraram emprego em abril. Conforme os dados do Caged, foram criadas 1979 vagas com carteira assinada na cidade. “Penápolis vem mantendo o bom nível de geração de emprego já observado no ano passado”, afirma o economista Claudilei Rodrigues da Rocha, secretário de Desenvolvimento, Trabalho e Turismo da Prefeitura.
Entre os municípios paulista, Penápolis ocupa a 9ª posição na geração de emprego em abril de 2008. Dos 1.979 novos postos de trabalho criados, o destaque ficou para a indústria de transformação, responsável por 1.017 vagas. A agropecuária vem em seguida, com 692 empregos gerados, e em terceiro lugar aparece o setor de serviços com 217 novos postos de trabalho. De janeiro a abril deste ano, já chega a 2.280 o saldo de empregos com carteira assinada gerados na cidade.
Para Claudilei da Rocha, os dados divulgados pelo Caged revelam que a indústria, que começou desempregando no início do ano, hoje é o setor que mais emprega. “Penápolis vem mantendo o nível de geração de empregos. Considerando a média dos últimos 12 meses, temos um aumento de 3,05%, acima da média nacional”, analisou. O secretário lembrou ainda que as contratações nas usinas  estão ocorrendo nesta época do ano. Já em outros setores da indústria, comércio e prestação de serviços, a maior parte das contratações começam no segundo semestre, tendo em vista o aquecimento da economia. “A tendência é de crescimento, seguindo o ritmo de 2007, quando foram criados 1.663 novos postos, índice que colocou o Penápolis entre as 170 cidades do País que mais geraram empregos.

Fatores
Vários fatores, na opinião de Rocha, vêm contribuindo para a geração de empregos em Penápolis. “A cidade tem um parque industrial diversificado, com destaque para as indústrias ligadas ao setor sucroalcooleiro. Estão incluídas aqui as usinas, com destaque para a Campestre, e prestadoras de serviços nas áreas de montagem, manutenção, metalurgia e metal-mecânica”, afirmou. Também merecem destaque, segundo ele, as empresas que atuam no ramo de vestuário, plástico, borracha, couro e reciclagem. “Com essa diversificação do parque industrial, a economia do Município não se torna dependente de um único setor. Além disso, quando a economia nacional cresce, cresce também a economia do Município, tendo em vista que nossas indústrias atendem não apenas o mercado, mas o Brasil como um todo”, considerou. Nesse sentido, Penápolis acompanha o bom momento da economia nacional na geração de emprego. O Brasil gerou 848.962 novos postos de trabalho com carteira assinada nos quatro primeiros meses de 2008, equivalente ao crescimento de 2,93% no ano – desempenho recorde de toda a série histórica do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério de Emprego e Relações do Trabalho (SERT). Nos últimos 12 meses, foram gerados 1.764.735 novos postos de trabalho em relação ao mesmo período do ano anterior. Secom – PMP

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade