Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

04/10/2011

RELIGIOSIDADE: Dia do padroeiro será marcado com celebrações

Arquivo/DIÁRIO
Detalhes Notícia
A fé dos fiéis marca a celebração em louvor à São Francisco no Santuário de Penápolis

DA REPORTAGEM

Hoje, 04 de outubro, é feriado municipal. O dia homenageia o Santo padroeiro da cidade, São Francisco de Assis. Francisco nasceu no ano de 1.182 na cidade de Assis, Itália. Filho de um rico comerciante de tecidos, ele sempre teve uma vida regada de conforto e cercado de amigos. Ingressou, aos 20 anos, no exército de Gualtieri de Brienne que combatia pelo Papa. Em uma das batalhas ficou chocado com o horror da guerra e resolveu, então, levar uma vida diferente e contrária de todo o horror que vivenciou. Uma das passagens mais famosas do santo é a que conta que ele estava em uma capela de São Damião quando ouviu a voz de Cristo lhe dizer: "Francisco, restaura minha casa decadente". Entendendo no sentido literal, começou a construir uma igreja com o dinheiro de seu pai, motivo pela qual foi deserdado da família, quando renunciou todos os bens, vivendo sobre votos de pobreza. Francisco sempre viveu em meio aos pobres e doentes, buscando, de sua forma, ajudá-los. Sempre teve um grande amor pelos animais, amor reconhecido até os dias de hoje intitulando-o como o “protetor dos animais”. Francisco morreu no dia três de outubro de 1.226, aos 44 anos, devido uma doença grave contraída na época. Dois anos antes de morrer, já doente e cego, ele escreveu o Cântico do Irmão Sol, no qual, o santo louva todos os elementos da natureza. O fato bastante admirado pelos fiéis da igreja católica, é que ele estaria cantando ao morrer. Dois anos após sua morte, foi declarado santo no dia 16 de Julho pelo Papa Gregório IX. Posteriormente foi declarado padroeiro da Itália. Para o Pároco do Santuário de São Francisco de Assis em Penápolis, Frei Adalto, Francisco deve ser exemplo em modo de agir. “Devemos aprender com ele como devemos agir em nosso dia-dia. Sendo ele um grande exemplo de simplicidade e amor, Francisco deixou muitos bons ensinamentos que podem ser seguidos por todos”, comentou. Para Frei Adalto, São Francisco sempre agiu em prol do próximo, tendo atos que o fizera ser seguido e admirado por tantas pessoas. “Francisco não queria mudar o mundo, apenas mudou ele mesmo. O homem tem a mania de querer mudar o mundo e esquece de mudar a si mesmo. É este o maior exemplo que temos que ter da vida de Francisco”, ressalta. O pároco comenta ainda que independente da religião, Francisco deve ser considerado como um exemplo de pessoa devido suas ações. “Ele teve uma visão diferenciada do mundo, sabia ressaltar as coisas de valor que devemos ter na vida”, completou. No ano 2000 a revista americana Life, publicou uma pesquisa onde apontava Francisco de Assis como o maior homem do milênio que terminava, ou seja, entre todos que viveram entre o ano 1000 e o 2000, ninguém foi maior que Francisco.


O Santuário de Penápolis, dedicado a São Francisco de Assis, costuma receber muitos devotos do Santo durante todo o ano. Fato que motiva os penapolenses à também participarem. “O envolvimento dos fiéis é muito positivo, o que nos deixa muito feliz por contar com a participação e colaboração de todos”, disse. Ele ainda ressaltou que esta fé fez com que, pela primeira vez, todas as paróquias e comunidades se unissem para celebrar São Francisco de Assis. “Ele não é o padroeiro somente do Santuário, mas de toda a cidade, por isso é muito importante que as comunidades se unam em prol a esta festividade, seguindo o exemplo de união e de trabalho em prol ao próximo, assim como Francisco”, ressaltou. Frei Adalto lembrou ainda da importância dos Frades Capuchinhos para Penápolis. “Felizmente as pessoas têm um carinho muito grande pelos Frades de Penápolis. Se identificam com o nosso trabalho. A cidade teve início com a vinda dos primeiros Frades, e aqui realizou-se muitas atividades visando sempre o bem da comunidade, o que fez com que as pessoas adquirissem essa alegria e fé à São Francisco”, finalizou.

Festividades
Para comemorar o dia do padroeiro, o Santuário realiza hoje, a partir das 07h00, a Missa de São Francisco, em seguida, às 8h30 acontece a tradicional Bênção dos Animais. Para finalizar o dia de celebrações, às 18h00 haverá procissão seguindo pelas ruas do centro e terminando com uma missa festiva no Santuário. Esta celebração contará com a participação do Frei Pedro Pereira, de Piracicaba, além dos Frades e Padres da cidade, que estarão juntos pelo louvor à São Francisco. (Rafael Machi) 

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade