Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

05/02/2022

Região recebe carreta da mamografia

Imagem/Divulgação
Detalhes Notícia
Mulheres de 50 a 69 anos podem fazer o exame sem necessidade de pedido médico, entre os dias 8 e 19 de fevereiro

DA REDAÇÃO

A carreta-móvel do programa “Mulheres de Peito”, iniciativa da Secretaria de Estado da Saúde em parceria com a Fidi (Fundação Instituto de Pesquisa e Estudo de Diagnóstico por Imagem), responsável por fornecer equipamentos para auxílio de diagnóstico a diversos hospitais estaduais, estará em Araçatuba entre os dias 8 e 19 de fevereiro de 2022.
Nesse período, serão realizadas mamografias gratuitas para mulheres acima de 35 anos. Para realizar o exame, mulheres de 35 a 49 e acima de 70 anos precisam levar pedido médico, RG e cartão SUS (Sistema Único de Saúde), mulheres de 50 a 69 anos somente RG e cartão SUS.
Instalado na UNA (Universidade Aberta da Melhor Idade), que apoiou o projeto oferecendo o local, as carretas funcionarão de segunda à sexta-feira, das 8h à 17h, e aos sábados, das 8h às 12h (exceto feriados), na rua Joaquim Nabuco, 155, centro de Araçatuba. Haverá distribuição de senhas no período da manhã. Ao total, serão realizados 50 exames diariamente e, aos sábados, 25 exames.
As imagens capturadas nos mamógrafos são encaminhadas para o Sedi (Serviço Estadual de Diagnóstico por Imagem), serviço da secretaria que emite laudos à distância, na capital paulista. O resultado sai em até 2 dias após a realização do exame.
A iniciativa tem como objetivo ampliar o acesso e incentivar mulheres a realizarem exames de mamografia pelo SUS em todo o Estado. Para isso, as carretas percorrem os municípios paulistas ininterruptamente.
As unidades móveis contam com equipe multidisciplinar composta por técnicos em radiologia e agente administrativo. E para contribuir com a agilidade do diagnóstico, cada veículo é equipado com conversor de imagens analógicas em digitais, impressoras, computadores e mobiliários.
Após itinerários preventivamente suspensos no início da pandemia, o programa “Mulheres de Peito” retorna seguindo protocolos de combate à covid-19, sempre exigindo o uso de máscara, distanciamento e higienização das mãos – medidas válidas tanto para a equipe, quanto às pacientes.
O projeto existe desde 2014 e as carretas já percorreram mais de 300 locais. No total, já foram realizadas cerca de 230 mil mamografias, sete mil ultrassons, 700 biópsias e mais de duas mil mulheres encaminhadas para exames complementares e/ou início do tratamento oncológico em unidades estaduais especializadas.

(Com informações da Secretaria de Estado da Saúde)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade