Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

19/01/2024

Região: rádio clandestina é fechada após denúncias de interferências na comunicação entre pilotos e aeroporto

Foto: Polícia Federal/Divulgação
Detalhes Notícia
Rádio clandestina é desmontada pela Anatel após interferências na comunicação entre pilotos e a torre do aeroporto em Araçatuba

Uma rádio clandestina foi fechada pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) no bairro Ipanema, em Araçatuba (SP). A operação ocorreu com o apoio da Polícia Federal (PF), ontem (18).
Segundo a PF, a Anatel recebeu a informação, no domingo (14), de que a comunicação entre pilotos e a torre do aeroporto da cidade estava sofrendo interferências. Durante a investigação, a agência descobriu que o caso estava relacionado à rádio clandestina, que funcionava há aproximadamente quatro meses.
No momento da operação, a rádio estava no ar e era operada remotamente, mas a equipe não localizou o proprietário. Em um dos quartos do imóvel, foram encontrados e apreendidos os equipamentos usados para transmissão.
Segundo a Anatel, foram apreendidos um transmissor que operava em 91,1 MHz, com potência de 135 Watts, em conjunto com uma CPU que continha a programação da emissora, além de mais dois transmissores reserva, não homologados pela Anatel.
O proprietário vai responder pelo crime de desenvolver clandestinamente atividade de telecomunicações, que prevê uma pena de dois a quatro anos de prisão, além da multa de R$ 10 mil. Em relação à Anatel, o proprietário responde a um processo administrativo.
De acordo com o delegado da PF de Araçatuba, Filipe Marques, os riscos da operação da rádio se referem à interferência na comunicação entre o piloto e a torre do aeroporto, além de alterar o funcionamento de um equipamento que auxilia no pouso de aviões em dias de baixa visibilidade.
A reportagem questionou a Anatel sobre a investigação. Em nota, a agência informou que após a atividade, os fiscais entraram em contato com o controlador de voo que informou que a interferência cessou após a interrupção dessa emissora.

(Com g1 Rio Preto e Araçatuba)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade