Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

19/06/2022

Região: Projeto produzirá registros de praças utilizando a cianotipia

Imagem aérea de Samuel Lalucci
Detalhes Notícia
Praça Rui Barbosa, antigamente conhecida como Praça Cristiano Olsen e Praça do Boi Gordo, é uma praça histórica localizada na cidade de Araçatuba

Técnica secular de reprodução de imagem resulta em imagens monocromáticas em diferentes tonalidades de azul

DA REDAÇÃO 

As praças públicas representam um importante espaço de convivência e socialização, que muitas vezes ilustram sobre a história e cultura de um município. Em Araçatuba, elas foram escolhidas como tema do projeto Araçapraças e ganharão todos os holofotes do fotógrafo Devair Muchiutti e da artista visual Fernanda Russo.
Ambos trabalharão juntos em todo o processo, desde a captação das imagens das praças, do processo de reprodução fotográfica cianotipia, que produz imagens em tons de azul, até a exposição das obras. 
Também haverá oficinas especiais sobre a técnica com grupos de alunos de uma escola pública do município.
Inscrito pelo Espaço Cultural Fábrica da Arte, o projeto foi contemplado pelo edital 001/2021, promovido pela Secretaria de Cultura de Araçatuba, na categoria Exposição Inédita de Artes Visuais. 
Entre os espaços públicos selecionados estão a Praça Rui Barbosa, João Pessoa  e Seisaburo Ikeda (Guanabara); outros espaços estão em análise.

Arte e conscientização 
Os idealizadores explicam que a ideia surgiu de uma paixão em comum pela cianotipia e todos os efeitos de imagem feitos artesanalmente. 
"Já havíamos feito experimentações no espaço cultural, com outros temas utilizando a técnica. Quando surgiu o edital, encontramos um caminho para viabilizar um projeto e pensamos em algo que pudesse mostrar a cidade, e foi assim que definimos como tema as praças”, explica a artista visual Fernanda Russo.
Ela também destaca que a cianotipia tem uma característica de fotografia antiga e que unido ao fato das fotos serem da atualidade, o resultado deverá gerar um impacto diferente para quem contemplar a paisagem araçatubense. Também é uma maneira de despertar o interesse das pessoas por métodos como esse, fugindo um pouco do digital, não deixando morrer essa forma de arte.
"Além de divulgar sobre o processo de cianotipia, outro objetivo do Araçapraças é conscientizar a sociedade de que ela deve se apropriar dos espaços púbicos. Só assim será possível chamar a atenção dos órgãos governamentais responsáveis sobre a necessidade de manter esses espaços mais preservados. Hoje estamos num círculo vicioso: as pessoas não ocupam as praças porque os espaços não estão bem preservados e o poder público não dá maior atenção ao assunto porque não são utilizados. Então, também gostaríamos de ajudar nessa união, pois todos serão beneficiados; inclusive, o impacto de maior atenção é muito maior que o visual. Praças preservadas também contribuirão para o maior equilíbrio da natureza e preservação da flora e fauna”, acredita o fotógrafo Devair Muchiutti.

Etapas
As primeiras etapas do cronograma do Araçapraças foram realizadas em abril, envolvendo pesquisas e captações de imagens, em vários ângulos, inclusive aéreas. O próximo passo é realizar um trabalho técnico minucioso de cianotipia, e a finalização do projeto conta com uma exposição das imagens na modalidade on-line, num site exclusivo, e também presencial com a impressão em papel aquarela, em vários tamanhos, ainda este ano. O local da exposição ainda será definido. 

(Com informações da assessoria de imprensa)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade