Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

21/04/2010

Região do Alto das Brisas terá vacinação contra raiva

A partir da próxima quinta-feira, 22, o Serviço de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de Penápolis vai efetuar uma campanha de vacinação de cães e gatos contra a raiva na região do bairro Alto das Brisas, englobando o Jardim Del Rey, Parque Palmares, Miguel Barbeiro, Village Regina e parte do Village. De acordo com o veterinário Wilton José de Oliveira, o procedimento se justifica em função de um morcego, encontrado por moradores, cuja análise laboratorial apontou ser portador do vírus da raiva. Funcionários do setor de Vigilância percorrerão as residências até sábado, no horário das 16h às 19h, período em que é mais fácil encontrar os moradores que trabalham fora e se encontram ausentes de casa no decorrer do dia. Ainda segundo o veterinário, o morcego contaminado foi recolhido pela equipe da Vigilância no dia 09 de abril. “Fomos acionados por um morador que avistou o morcego no chão do quintal. Coletamos e mandamos para análise no laboratório da Unesp de Araçatuba, como de praxe nestes casos”, contou Oliveira. “Nesta última segunda-feira, dia 19, veio a confirmação de que este morcego estava contaminado, por isso desencadeamos uma série de ações preconizadas para estes episódios”, explicou o veterinário. Entre as ações descritas por Oliveira está o bloqueio vacinal, que consiste na vacinação de cães e gatos num raio de 500 metros ao redor do local de aparecimento do morcego. Este bloqueio é feito casa a casa abrangendo todos os animais que tenham tomado alguma dose da vacina anti rábica há mais de três meses. Ele pediu a colaboração dos moradores no sentido de conter os animais em casa para vacinação, principalmente os gatos, já que os mesmos apresentam hábitos de caça, sendo portanto predadores, o que os torna mais expostos a contato com morcegos que podem estar infectados. “Para facilitar o trabalho os gatos devem estar em caixas próprias ou sacos de cebola, que permitem contê-los ao mesmo tempo em que a respiração não sofre prejuízos”, alertou.

Orientações
Wilton Oliveira recomendou que as pessoas, ao encontrarem morcegos caídos em suas residências ou mesmo na via pública, que não toquem no animal. “Apenas coloquem sobre ele uma caixa de papelão ou um balde, por exemplo, e acionem a Vigilância para que efetue a coleta”, orientou. Os telefones de contato do serviço são o 3652-7802 e 3652-5593. “Já em caso de agressão convém lavar imediatamente com água e sabão o local afetado e procurar rapidamente um serviço de saúde”. Secom – PMP

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade