Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

06/02/2016

Região de Penápolis alcança índice previsto para 2030

Imagem/Rafael Machi
Detalhes Notícia
O Dirigente de Ensino, professor Lucinei Euzébio, acredita que o envolvimento de professores, equipe escolar e alunos, foi fundamental para o desempenho

DA REPORTAGEM

A Secretaria de Estado da Educação de São Paulo divulgou nesta quinta-feira (04) o resultado sobre a educação no estado através do Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo (Idesp) e o Sistema de Avaliação e Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp) referente ao ano 2015. O resultado apontou que as escolas pertencentes à Diretoria de Ensino (DE) de Penápolis obtiveram o melhor desempenho em educação em todo estado em relação ao ciclo 1 do Fundamental (1º ao 5º ano). As escolas estaduais da região, neste ciclo, obtiveram média 7,7, o mais avançado desempenho paulista. O resultado é considerado também o melhor índice da história na educação pública estadual, superando ainda a média estimada em todo o estado neste ciclo para o ano de 2030, que é de 7,0. Além do ciclo 1, a região de Penápolis teve média de 2,89 no ciclo 2 do Fundamental e 2,58 no Ensino Médio. Em 2015, São Paulo chegou ao índice 5,25 no ciclo 1 do Ensino Fundamental. No ciclo 2 do Fundamental, alcançou 3,06 (a meta para daqui a 15 anos é 6,0). No Ensino Médio, 2,25 (a meta é 5,0 em 2030). No Estado de São Paulo, o Idesp, principal indicador de qualidade das escolas paulistas, apresentou no ano passado melhora em todos os níveis de ensino e acelerou o ritmo do Estado rumo às metas  para todos os ciclos em 2030. Entretanto, para o Dirigente de Ensino de Penápolis, professor Lucinei Aparecido Euzébio, superar a meta do Estado 15 anos antes do previsto é algo que tem que ser muito comemorado. Para ele, o resultado é uma soma de fatores fundamentais para o bom índice. “Isso se deve, principalmente, à participação da comunidade escolar. O envolvimento de toda a equipe é fundamental para que seja feita uma educação de qualidade e o empenho do professor em sala de aula fez com que o aluno tivesse este compromisso com a educação, tendo a oportunidade de um ensino de qualidade ofertado por professores e toda a equipe escolar”, falou o dirigente. Lucinei afirmou ainda que um bom planejamento e o trabalho do professor em sala de aula puderam proporcionar os bons resultados. “No começo do ano letivo é feito um trabalho de planejamento. Esta é a oportunidade que as escolas e os professores têm de planejar o trabalho pedagógico. Ele organiza as aulas de acordo com suas turmas, observando sua melhor forma de trabalhar em sala de acordo com as necessidades dos alunos, para que eles tenham uma educação que vá de encontro com suas necessidades e possa trabalhar todo o conteúdo proposto em sala, obtendo resultados cada vez melhores na educação”, enfatizou.

Idesp
Para cálculo do Idesp, a Secretaria une o resultado do Saresp (em provas de Língua Portuguesa e Matemática) a taxas de aprovação, reprovação e abandono. A comparação entre os anos de 2014 e 2015 mostra avanço importante. A rede estadual avançou de 4,76 para 5,25 no ciclo 1 do Fundamental. No ciclo 2, de 2,62 para 3,06. No Ensino Médio, de 1,93 para 2,25. O ciclo 2 do Fundamental e o Ensino Médio tiveram o maior avanço da história do Idesp: 0,44 e 0,31, respectivamente. O ciclo 1 do Fundamental teve o segundo melhor resultado da história (0,49), perdendo apenas para o avanço de 2008 para 2009 (0,61). “Outra questão que nossa DE também avançou foi em relação à evasão escolar. Este é outro trabalho intenso de nossas equipes para que o aluno permaneça na escola. Nós reconhecemos a necessidade que o aluno tem de permanecer na escola e desenvolvemos projetos e trabalhos a fim de fazer com que o aluno também perceba esta necessidade de estar na escola, o que vem dando certo, diminuindo esta taxa na evasão”, ressaltou.

Governador
O governador Geraldo Alckmin participou da divulgação, realizada no Palácio dos Bandeirantes. “Os resultados do Idesp e Saresp 2015 são uma beleza. Isso não é um ranqueamento, é um balizador. Esses resultados são fruto de um processo permanente e, por isso, São Paulo faz anualmente o Idesp e o Saresp com a seriedade da Vunesp”, disse Alckmin, que destacou a grande evolução nos ciclos I e II, do Ensino Fundamental, e no Ensino Médio. “Também tivemos avanços impressionantes em escolas de ciclo único e de tempo integral, que em três anos teve um salto de mais de 60%”, completa o governador. “É evidente que há muito a melhorar, que há um longo caminho para que esses índices sejam comparados aos dos melhores países do mundo em educação. Mas os resultados mostram que ações empregadas estão repercutindo positivamente no aprendizado dos estudantes”, afirma o secretário de Estado da Educação, José Renato Nalini. Somente no Ciclo I, as escolas paulistas já cumpriram 74,4% (5,25) da meta (7) estabelecida para 2030. No ciclo 2 do Fundamental, o índice de 3,06 representa 50,6% da meta 6. No Ensino Médio, os 2,25 são 44,8% da meta 5.

 Saresp
O Saresp de 2015 teve provas realizadas em 24 e 25 de novembro. A rede estadual paulista obteve também os mais avançados nos últimos oito anos. Provas de Língua Portuguesa e Matemática foram aplicadas para todos os alunos do 3º, 5º e 7º e 9º anos do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio. Todas as séries tiveram crescimento em Matemática, com o melhor resultado da história desde 2008. É o segundo ano seguido que os resultados da Educação melhoram em praticamente todas as séries. Em Língua Portuguesa, somente o 3º do Ensino Fundamental apresentou declínio em relação a 2014. Todas as outras séries avançaram na comparação com o ano anterior. O 3º ano do Médio teve o melhor resultado desde 2012. Já 5º, 7º e 9º anos do Fundamental tiveram o melhor resultado desde 2008. A Secretaria aferiu que o impacto de movimentos contra a reorganização das escolas, no ano passado, foi mínimo. Os resultados incluem os alunos que boicotaram. E mesmo assim São Paulo avançou. A mesma perspectiva ocorreu em Penápolis. “Percebemos que o impacto foi mínimo em nossa cidade, onde estava previsto a reorganização. Fizemos um trabalho diferenciado ouvindo alunos e a comunidade, além dos professores e procuramos passar para eles, da melhor forma possível, como este processo era importante para nossa educação, o que resultou na compreensão de grande parte dos alunos, prova disso foram os resultados mostrados nas provas, já que os eles não se abateram com a novidade e aceitaram de forma tranquila a reestruturação”, lembrou Lucinei.
Para este ano, o retorno das aulas na rede estadual de ensino estão previstas para o dia 15 de fevereiro. A Diretoria de Ensino de Penápolis é responsável por 18 escolas com um total de 7.570 alunos, dos quais 4.287 são estudantes em Penápolis. A novidade para este ano é o início das aulas na nova escola do bairro Haroldo Camilo. O investimento é de R$ 5 milhões e atenderá 500 novos alunos que vão desafogar escolas como Luiza Nory e Yone Dias.

(Rafael Machi – Com informações Assessoria/Secretaria de Educação)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade