Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

15/05/2007

Reforço: Bombeiros adquirem novos hidrantes para a cidade

Detalhes Notícia

O Posto dos Bombeiros de Penápolis, através de recursos obtidos com o Febom (Fundo Especial de Bombeiros), que é uma taxa recolhida junto ao Imposto Predial Territorial Urbano, adquiriu seis hidrantes de coluna, que serão instalados em pontos estratégicos da cidade. Com a presença de várias autoridades, entre elas o prefeito João Luís dos Santos e do comandante do 14º GD, Antônio Cláudio Cunha, além de representantes do Conselho do Febom, os equipamentos foram apresentados ontem pela manhã no próprio quartel.

Conforme destacou o comandante do posto, subtenente Maurício José Garcia, até recentemente Penápolis contava com apenas duas unidades, uma delas instalada no próprio quartel. Após o prefeito João Luís ter assumido o cargo, no primeiro ano de seu mandato foram adquiridos mais seis unidades, já instalados, e agora outros seis. “Para uma cidade que tinha somente dois hidrantes, passamos para 14, o que não deixa de ser um número significativo”, destacou o subtenente Garcia.

O comandante explicou que os seis primeiros equipamentos adquiridos foram instalados em pontos considerados como extremos da cidade, como no bairro Sílvia Covas e Pevi. “Agora passaremos a centralizar de maneira que não fiquem muito longe um do outro. Um dos bairros que ainda não conta com o melhoramento, a Cidade Jardim, terá uma unidade”, enfatizou Garcia. Os demais, destacou, será feito um estudo tomando por base a necessidade e o número populacional da região. O hidrante é instalado junto a rede adutora, ou seja, as grandes tubulações de água que leva o líquido às residências e é importante para os bombeiros recarregar os caminhões-tanque em operações de incêndio. “A prefeitura também pode utilizá-los no abastecimento de seus caminhões-pipa, sem a necessidade de ficar deslocando em distâncias maiores”, observou Garcia. Por ser água pública, não existe o medidor de consumo e somente pode ser utilizado nestas condições.

 

Dinâmica

Ao se manifestar o prefeito João Luís destacou o trabalho desenvolvido pelo atual comandante. “Sem desmerecer os demais comandantes que já passaram pelo posto, o subtenente Garcia veio com uma dinâmica própria e nos convenceu a utilizar os recursos do Febom, que é pago pela população, na prevenção. Caberá ao Departamento Autônomo de Água e Esgoto instalar os hidrantes  nos pontos a serem escolhidos. João Luís destacou ainda que até recentemente os recursos do Febom eram administrados pela Prefeitura, que fazia o repasse aos bombeiros e, através de uma luta dele próprio, quando era vereador, juntamente com o também vereador, Roberto Torciano, foi conseguido que o dinheiro seja depositado em conta do próprio Febom, o que ocorre desde 2005. (SRF)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade