Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

20/05/2012

REFERÊNCIA: Professor da Unesp visita Museus de Penápolis

Secom-PMP
Detalhes Notícia
Professor Antônio Ferreira (ao centro), observa a conservação dos documentos e fotos do Museu Histórico de Penápolis

Por ser referência em todo o Estado de São Paulo na preservação da memória e cultura, o município de Penápolis tem constantemente recebido profissionais da área para analisar o trabalho desenvolvido. Nesta quinta-feira, 17, o professor da Unesp de Assis, Dr. Antônio Celso Ferreira, esteve em Penápolis em visita ao Complexo Cultural do município, sendo os Museus Histórico e do Folclore e também a Biblioteca Municipal. O professor de História do Brasil, Antônio Ferreira, além de docente da Unesp, também coordena o Cedem - Centro de Documentação e Memória da Unesp, que fica em São Paulo. O secretário municipal de Educação, Cledivaldo Aparecido Donzelli, foi aluno de Mestrado do professor Antônio Ferreira, e o acompanhou durante toda a visita, demonstrando os investimento da administração municipal no setor. “Para o município é muito importante essa aproximação do coordenador do Cedem, pois temos interesse em parcerias que venham capacitar os servidores dos museus e também melhorar a qualidade do nosso arquivo”, comentou Cledivaldo. O professor da Unesp e coordenador do Cedem ficou muito contente com o que encontrou em Penápolis. “Normalmente a sociedade não dá muita importância para arquivos históricos, mas o trabalho feito pelos museus de Penápolis está de parabéns. Espero que através de parcerias, a faculdade possa contribuir ainda mais com o trabalho que é realizado na cidade”, observou o visitante.

Memória
O primeiro lugar visitado foi o Museu Histórico e Pedagógico “Memorialista Gláucia Maria de Castilho Muçouçah Brandão” (em prédio provisório), onde foram recebidos pela diretora, Alessandra Jorge Nadai. O professor e coordenador do Cedem conferiu alguns arquivos de documentos e fotos históricas, propondo sugestões para melhor conservação. A visita ao Museu do Folclore também agradou o professor Antônio Ferreira. Mesmo estando fechado para visitação, o espaço possibilitou ao professor a oportunidade de conferir um pouco da exposição. Atualmente o Museu do Folclore encontra-se em fase de adequação do acervo e em breve será reaberto à população. Por fim, o coordenador do Cedem conheceu a Biblioteca Municipal “Prof. Fausto Ribeiro de Barros” e alguns projetos realizados em parceria com as Secretarias de Educação e Cultura. “Eu já tinha ouvido referências elogiosas de Penápolis, mas gostei muito de conhecer pessoalmente esses lugares. É uma cidade em que o governo municipal investe na cultura, educação e na preservação da memória. Certamente a parceria com a Unesp e o Cedem trará mais verbas para a continuidade desse importante trabalho”, disse o professor Antônio Ferreira. No período da noite, o professor em História do Brasil ainda ministrou uma palestra no Teatro Lúmine para professores da rede municipal e alunos do curso de Pedagogia da Funepe, como parte das atividades da Semana de Pedagogia, realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. Secom – PMP

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade