Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

27/12/2011

Rede CAAS participa do lançamento de curso de especialização da USP

Secom-PMP
Detalhes Notícia
Participantes de Penápolis na abertura do curso

A abertura oficial do primeiro curso de especialização do Brasil em Promoção do Desenvolvimento Infantil ocorreu em São Paulo no último dia 16. Promovida pela Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (USP), a iniciativa conta com a parceria da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal (FMCSV) e tem alunos penapolenses, profissionais vinculados à Rede CAAS (Crianças Amadas, Adultos Seguros), um projeto social administrado através do convênio entre a FMCSV e a Prefeitura Municipal de Penápolis.
Com a presença de representantes da reitoria, coordenadoria e docentes do curso da USP, incluindo a Presidente do Conselho Curador da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, Regina Vidigal Guarita, e o Diretor Presidente Eduardo Queiróz, a cerimônia enfatizou a importância da parceria entre o setor público, as organizações sociais e os centros universitários do país na qualificação de profissionais que atuam em ações de promoção do desenvolvimento infantil.
Na ocasião, Regina Vidigal Guarita afirmou que acredita no potencial de transformação social a partir de intervenções eficazes no desenvolvimento das crianças com idade de zero a três anos. O Diretor Presidente da FMCSV, Eduardo Queiroz, destacou a importância dos projetos comunitários desenvolvidos pelos municípios com apoio da fundação, entre eles Penápolis. “Estamos percebendo grandes avanços nos municípios onde os profissionais comprometeram-se com as propostas do Programa de Desenvolvimento Infantil desenvolvido pela Fundação”, disse.
O aluno Alexandre Gil de Mello, advogado e membro da Rede CAAS de Penápolis, agradeceu à USP e à FMCSV pela oportunidade de formação dos profissionais envolvidos com a primeira infância. “A especialização tem sido o alicerce para a construção de novas práticas sociais nos nossos municípios. O conhecimento compartilhado nas aulas tem sido de uma riqueza extraordinária e já está repercutindo na transformação das nossas comunidades”, comentou. “Agradeço o empenho dos profissionais da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal e da USP na concretização deste importante projeto de formação”, encerrou.
O curso, cujas aulas foram iniciadas em setembro, foi elaborado a partir das necessidades identificadas pelos projetos da FMCSV em andamento, desde 2009, em cinco municípios paulistas (Itupeva, Penápolis, São Carlos, São José do Rio Pardo e Votuporanga) e, a partir de 2011, também na microrregião da Cidade Ademar, cidade de São Paulo.
De acordo com a Prof.ª Dra. Anna Chiesa, coordenadora do curso, “a formação transdisciplinar dos profissionais é uma importante inovação no Brasil, já que passamos a pensar o desenvolvimento infantil a partir da sua integralidade”. O corpo discente é composto por profissionais das áreas de psicologia, assistência social, direito, nutrição, odontologia, pedagogia, medicina, fonoaudiologia, terapia ocupacional, enfermagem, entre outros.
De Penápolis, participam do curso a chefe do Serviço de Educação Infantil da Secretaria Municipal de Educação, Leonila de Aguiar Torrezan, as nutricionistas Adriana Belletti Lopes e Cláudia Carmona Slavez, da Secretaria Municipal de Saúde e da Santa Casa de Penápolis, respectivamente; a assistente social Rosiley Berbel, da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania, a psicóloga e secretária executiva da Rede CAAS, Maria Inês Peters, e o advogado Alexandre Gil de Mello, da Rede CAAS.
Com 12 meses de duração e carga horária de 420h, o curso inédito pretende formar especialistas aptos a contribuir para o aprimoramento das políticas públicas destinadas ao desenvolvimento infantil, especialmente quando se trata dos profissionais das áreas da saúde, educação e assistência social que lidam com os cuidados e estímulos de crianças com idade entre 0 e 3 anos. Após a cerimônia, os presentes foram convidados para um coquetel de confraternização.

Rede CAAS
Do convênio entre a Fundação Maria Cecília Souto Vidigal (FMCSV), de São Paulo, e a Prefeitura Municipal de Penápolis surgiu em 2009 a Rede CAAS. Por meio da articulação de parcerias entre os setores público, privado e organizações sociais, a Rede CAAS realiza ações que integram os serviços de saúde, educação e assistência social do município de Penápolis. A qualificação dos profissionais e a participação da comunidade nas decisões e eventos promovidos em rede permitem a mudança de olhar para a prática e garantem a promoção do desenvolvimento integral das crianças penapolenses. Mais informações pelo blog www.redecaas.blogspot.com.

Latina/Secom

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade