Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

11/11/2007

Recorde: Horta Comunitária produz beterraba com 3,5 quilos

Detalhes Notícia

A comunidade do Jardim Boa Vista já está acostumada com um fato que para outras pessoas é considerado inusitado. A Horta Comunitária do bairro, que é um projeto da Prefeitura de Penápolis, tem produzido com certa freqüência beterrabas gigantes. O canteiro do munícipe Jerson Arredondo tem se destacado na produção dessas hortaliças que apresentam crescimento além do normal.

Em novembro de 2006, Jerson colheu uma beterraba de com mais de 2,3 quilos que foi notícia nos jornais da cidade. Já em outubro deste ano, foi colhida outra com 2,4 quilos. E na manhã desta sexta-feira, 9 de novembro, foram colhidas no canteiro de seu Jerson Arredondo mais duas beterrabas gigantes que superaram o tamanho das anteriores: uma com 2,720 quilos e outra maior ainda com 3,5 quilos. A maior já produzida nesta Horta Comunitária e em todas as outras ... do município.

A colheita da beterraba gigante foi presenciada pelo técnico agrícola da Prefeitura, Márcio José de Farias, que é responsável pelas hortas comunitárias e pelo secretário municipal de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, Éder Fonzar Granato.

 

O Segredo

Jerson Arredondo contou que essa safra de beterrabas foi um replantio de outras que foram cultivadas através das sementes que a Prefeitura Municipal doa todo início de ano para as famílias que participam do programa de Hortas Comunitárias. O dono do canteiro revelou o seu segredo para conseguir produzir beterrabas tão grandes. “Tem que caprichar no trato com a terra. Eu preparo bem o canteiro, utilizo bastante adubo orgânico, água e carinho ao lidar com as hortaliças”, contou o senhor Jerson. Ele ainda cultiva em seus canteiros alface, almeirão, cebola, cebolinha, salsinha entre outras verduras e legumes. O técnico agrícola, Márcio de Farias, explica que o crescimento inusitado da hortaliça, provavelmente se deve ao fato de espaço reservado para o cultivo da espécie. “O senhor Jerson plantou as sementes na borda dos canteiros, com espaçamento razoável entre as fileiras. Isso ajudou no crescimento das beterrabas, além de somente utilizar adubo orgânico e água” – completou Márcio.

 

A Horta

O prefeito João Luís dos Santos inaugurou a horta no bairro Jardim Boa Vista no início de agosto de 2006. Ela fica localizada no final da avenida da Glória, num terreno onde anteriormente havia muito problema de acúmulo de lixo, depositado pela população. Desta forma a prefeitura conseguiu não só solucionar a questão, como passou a incentivar o cultivo das hortaliças, que além de enriquecer a mesa dos moradores também funciona como terapia e instrumento de integração da comunidade. Da horta do Jardim Boa Vista participam atualmente 21 famílias. Para que a horta pudesse ser viabilizada a prefeitura executou a limpeza total do terreno, retirando o lixo e entulhos que estavam acumulados. A terra foi tombada, gradeada e entregue pronta para os moradores. Além disso, a administração também providenciou alambrado para cercar a área, material para instalação de água e distribui kits com sete qualidades de sementes, calcário e adubo para as famílias participantes do projeto. Secom – PMP

 

Foto: A balança marca exatamente os 3,5 quilos da beterraba colhida na Horta Comunitária

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade