Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

10/12/2006

Reconhecimento: Flora Tietê recebe a Medalha Maria Chica

Detalhes Notícia

Num reconhecimento ao seu trabalho em defesa do Meio Ambiente, a Flora Tietê, recebeu anteontem da Câmara Municipal de Penápolis a  Medalha Maria Chica. A honraria foi concedida por meio de projeto de autoria do vereador Cláudio Tiradentes (PL).

“Podemos citar o plantio de mais de 20 milhões de árvores , mais de 35 mil  crianças orientadas a preservar o Meio Ambiente. Mas, uma missão difícil é mensurar na sua totalidade os benefícios que a Flora Tietê vem proporcionando em duas décadas de história e temos certeza, que essa associação fará mais e mais.Com apenas uma palavra, considero que podemos sintetizar o que de fato a Flora Tietê representa- Vida. Vida  das árvores, vida das plantas, vida dos rios, que permitem a nossa Vida”, discursou Cláudio Tiradentes. 

A Medalha Maria Chica foi recebida por membros da diretora da Flora Tietê: Flávio Augusto dos Reis Corbucci (presidente), Edna Miriam Silva Garcia (vice-presidente), Arnaldo Maschietto Filho (diretor-financeiro), Telma Nivia Ayub (vice-diretora financeira) e Augusto Francisco Vieira (diretor-administrativo).

 

História

Mais de 20 milhões de árvores plantadas, educação  ambiental para 35 mil crianças. Assim, a Associação de Recuperação Florestal – Flora Tietê, torna-se cada vez mais referência nacional e até internacional em Meio Ambiente com atendimento a todas as regiões do Brasil. Uma história de pioneirismo na área Meio Ambiente, que teve seu início  marcado com a  fundação da associação  em 18 de agosto de 1986 por consumidores de matéria prima florestal, ambientalistas e outras pessoas interessadas em contribuir. A Flora Tietê, uma  organização não-governamental, é   credenciada junto ao IBAMA e Departamento Estadual de Proteção dos Recursos Naturais (DEPRN – órgão da Secretaria Estadual do Meio Ambiente), para recolhimento da taxa obrigatória de Reposição Florestal em todo o Estado de São Paulo. No entanto, faz muito mais que a reposição florestal para atender ao consumo de matéria prima de empresas que utilizam produto florestal lenhoso, como cerâmicas e padarias. Seus viveiros são  capazes de produzir 4 milhões de mudas por ano. Entre elas, mudas de árvores nativas.A Flora Tietê possui qualificada equipe que atende desde a preparação da semente até o plantio  das árvores.

As mudas são cultivadas com técnicas modernas, que proporcionam excelente padrão de qualidade.Nos viveiros são reproduzidas cerca de 130 espécies de árvores nativas da mata atlântica cujas sementes são coletadas por uma equipe de técnicos da própria instituição. As mudas de espécies nativas são utilizadas na recuperação de matas ciliares, na manutenção de fragmentos florestais e em projetos de reflorestamento de áreas degradadas. As sementes utilizadas para a produção e comercialização de mudas de nativas são coletadas, beneficiadas, tratadas e armazenadas pela Flora Tietê.

Entre tantas atuações de destaque, a Flora Tietê, desenvolveu parceria com a Petrobrás. Prestou orientações técnicas e forneceu mudas de árvores nativas para cobrir o cinturão verde nas estações de compressão de gás do gasoduto Brasil/Bolívia localizadas nas cidades de Penápolis (SP) e de Campo Grande (MS). Preocupada em fazer ainda mais que o plantio de árvores, a Flora Tietê  desenvolve também com sucesso projeto que ensina e encanta estudantes.

Trata-se do Parque de Educação Ambiental Parbi, que soma mais de 35 mil visitas crianças de toda a região de Penápolis. Réplicas de animais falam com os visitantes, os quais também desfrutam do anfiteatro e um grande parque de diversões,   participam de oficinas e aprendem a preservar a natureza, cuidar do lixo e reciclar. Ampliando seu trabalho, a Flora Tietê inaugurou em 2003 sua filial no município de Bady Bassity.

A unidade, com sede própria, facilitou o atendimento à região de São José do Rio Preto.Em sua história de 20 anos, com tanto êxito no meio ambiente, a Flora  Tietê também despertou o interesse de profissionais de outros países e ajudou fornecendo subsídios além das nossas fronteiras e propagando o nome de Penápolis. Imprensa/Câmara

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade