Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

01/09/2021

Reclamações de moradores: Prefeitura realiza reparos em portão do kartódromo

Imagem/Fernando Almeida DIÁRIO DE PENÁPOLIS - 31/08/2021
Detalhes Notícia
Portão de acesso aos fundos do kartódromo está sendo fechado após reclamação de moradores na rua Irmãos Torrezan

DA REPORTAGEM

A Prefeitura de Penápolis iniciou os reparos e o fechamento do portão do kartódromo da cidade que faz divisa com a rua Irmãos Torrezan, no bairro Chácara Recreio Mirage. O local, que ficava aberto devido aos atos de vandalismo no portão de acesso aos fundos da pista, causava transtornos aos moradores locais que temiam os riscos que sofriam por que alguns jovens trafegavam na via em alta velocidade com seus veículos, principalmente motociclistas.
O fato foi relatado pelo DIÁRIO DE PENÁPOLIS no início do mês de agosto, sendo repercutido na Câmara Municipal pelo vereador Paulinho do Esporte (DEM). O acesso ao kartódromo continua permitido através do portão principal, da rodovia Arnaldo Covolan. 
Nesta semana, os próprios moradores que haviam feito a reclamação, entraram em contato com a redação para informar que os reparos do alambrado e do portão tinham sido iniciados.
A reportagem esteve no local conferindo o trabalho e constatou que parte do alambrado existente no local estava sendo reparado, bem como o portão que dá acesso ao kartódromo através da rua Irmãos Torrezan também estava sendo fechado, para evitar que o local seja acessado, na tentativa de solucionar o problema.
De acordo com o que havia sido informado a reivindicação dos moradores locais, é que o alambrado e o portão sejam conservados, e para isso, os próprios moradores pretendem manter a fiscalização e, se necessário, devem fazer denúncias aos órgãos competentes, uma vez que se trata de um local público.

Ponto de encontro 
A pista de kart é muito frequentada por jovens para encontros e a prática amadora de manobras radicais com motos, aos finais de semana. Entretanto, no mesmo espaço, existia um antigo portão, aos fundos do kartódromo, que dá acesso à principal rua do citado bairro e, muitas vezes, era usada por alguns jovens que passavam pelo local em alta velocidade com carros e motos, colocando em risco os moradores que estejam passando pela rua. 
Os moradores diziam que era comum ver pessoas saindo do kartódromo através deste portão de acesso em alta velocidade, e muitas vezes o acesso também era usado como “rota de fuga”. Isso porque, quando policiais militares vão ao local para averiguação de veículos e jovens, aqueles que estiverem com algo ilícito ou com veículos irregulares, acabam usando este mesmo portão da rua Irmãos Torrezan para escaparem de abordagens, passando também pelo local em alta velocidade.
O uso de entorpecentes e a prática de atos obscenos também é reclamado pelos moradores. Por se tratar de um local com pouca movimentação, a rua acaba sendo usada para estas finalidades, e mesmo brigas e agressões já foram presenciadas. Um abaixo assinado pedindo providências no local era cogitado pelos moradores. 

Câmara
O assunto foi repercutido na Câmara Municipal através de uma Indicação feita pelo vereador Paulinho do Esporte, que também pediu o fechamento do portão e a colocação de alambrado. No documento enviado pelo parlamentar à Prefeitura, Paulinho cita que o portão existente aos fundos não possui utilidade, pois o kartódromo conta com  portão principal, esclarecendo ainda, que condutores de automóveis e motocicletas têm passado pelo local em alta velocidade, colocando em risco as pessoas que estão na rua. “Diante do relatado, solicitamos a administração municipal, através da Secretaria Municipal de Obras, que providencie, urgentemente, o fechamento do portão para devolver a tranquilidade e a segurança aos moradores da região”, citou o vereador no documento enviado. 

Uso permitido
Quando o problema havia sido relatado pelo DIÁRIO, no início de agosto, a Secretaria Municipal de Administração informou que o Decreto 6695/2021 concedeu o direito de uso a título precário do Kartódromo para cidadãos praticarem wheeling - manobras esportivas amadoras com motocicletas - aos finais de semana, e que iria averiguar se estava havendo algum tipo de uso que não se relacione à pratica esportiva em questão. Além disso, a Prefeitura também havia informado que solicitaria maior fiscalização da Polícia Militar aos arredores do kartódromo.

(Rafael Machi)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade