Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Pen�polis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endere�o Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

17/11/2020

Quociente Eleitoral: Entenda a regra que elege candidatos com menos votos

DA REDAÇÃO

Surpresa para alguns, candidatos a uma vaga para vereador que tiveram aparentemente um bom desempenho nas urnas mas não são eleitos, enquanto outros com menos votos foram declarados eleitos. Isso ocorre por causa do quociente eleitoral. Até a última eleição municipal, esta regra favorecia partidos coligados, a partir de 2020, as coligações municipais (união de partidos diferentes) foram proibidas devido a uma emenda constitucional, agora o cálculo vale apenas para vereadores do mesmo partido. 
A eleição para vereadores, assim como a de deputados estaduais e federais, segue a regra de eleição por voto proporcional, enquanto a de prefeito, por exemplo, é decidida pelos votos majoritários, isto é, aquele que obtiver a maioria de votos vence o pleito. Já na eleição proporcional, leva-se em conta a quantidade de voto recebida pelo candidato e também a quantidade total de votos do partido, entregando assim o número de cadeiras no legislativo proporcionalmente ao total de votos recebido[...]

Quer ler essa notícia na íntegra? Assine o Diário!

Se você é assinante do Diário, autentique-se abaixo e leia a notícia na íntegra.

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade