Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

16/04/2010

Questão Agrária: Fazenda da Destilaria Diana é invadida por MST

DA REPORTAGEM

Cerca de 200 famílias, integrantes do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) invadiram na manhã de ontem,15, a Fazenda Santa Clara, localizada na vicinal Gentil Moreira, entre as cidades de Avanhandava e Promissão, pertencente à Destilaria de Álcool Nova Avanhandava, a Diana. O grupo invadiu a propriedade por volta das 5h00, sem aviso algum. Conforme informou a porta-voz do movimento, Ana Carolina Mazin, a invasão faz parte das manifestações que vem sendo feitas pelo país, denominadas como “Abril Vermelho”, para lembrar a morte de 19 trabalhadores rurais ocorrida em 17 de abril de 1996, durante um confronto entre lavradores e policiais militares, em Eldorado do Carajás (PA). “Queremos também chamar a atenção do Incra para que avalie as terras improdutivas que existem nesta região e que foram comprovadas em estudos feitos, para fazer à reforma agrária”, comentou. A propriedade de 423 alqueires é 100% produtiva e toda a área está ocupada com plantação de cana-de-açúcar. Pela manhã, representantes da Diana estiveram no local, mas foram barrados na porteira e não conseguiram entrar na propriedade. “Vamos ficar na fazenda por tempo indeterminado”, afirmou Ana Carolina. Durante todo o dia, funcionários da empresa tentaram contato com o caseiro que trabalha na fazenda, porém sem sucesso. A porta-voz observou que as famílias que estão acampadas pertencem ao Grupo Augusto Boal, localizado próximo a Barbosa e que abriga pessoas das cidades de Avanhandava, Barbosa, Penápolis e Promissão, pertencentes ao movimento. “Caso seja expedido pelo juiz o mandado de reintegração de posse, estamos dispostos a sair daqui pacificamente”, afirmou Ana Carolina.

Invasão
A primeira invasão feita na região, referente à campanha promovida pelo MST ocorreu na madrugada de quarta-feira, 14, quando cerca de 400 pessoas ligadas ao movimento ocuparam uma área próxima ao Canal de Pereira Barreto, junto a Hidrelétrica de Três Irmãos. O canal, de 9,6 mil metros de extensão, interliga o lago da barragem da usina, no rio Tietê, ao rio São José dos Dourados, afluente da margem esquerda do rio Paraná. O terreno que foi ocupado pelos Sem-Terra pertence parte a CESP (Companhia Energética de São Paulo) e uma parte à Marinha do Brasil, por ser considerado de Segurança Nacional. A CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil), principal entidade sindical do campo lançará nos próximos dias uma campanha nacional contra as invasões feitas pelo MST que estão ocorrendo em todo país. O objetivo é apresentar, na TV e em espaços públicos, como rodoviárias e aeroportos, as imagens de invasões de fazendas e de depredações de propriedades rurais. Num prazo de 60 dias, serão recolhidas em todo o Brasil cerca de um milhão de assinaturas de pessoas que se dizem contrárias às invasões de terra feitas pelo movimento. Outra iniciativa será oferecer assistência jurídica às Justiças Estaduais para acelerar os processos movidos por fazendeiros contra líderes do movimento. (IA)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade