Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

18/10/2014

Quadrilha que roubava caminhões agia em Penápolis

DA REPORTAGEM

Policiais da Delegacia de Investigações Gerais (DIG) de Sorocaba (SP) desarticulou uma quadrilha responsável por mais de 30 roubos de caminhões na capital paulista e na grande São Paulo. Além dos roubos, ela realizava o desmanche e adulteração de chassi dos veículos, sendo que parte dos trabalhos de modificação era feito em Penápolis. A operação “Truck”, como ficou conhecida, durou cerca de um ano e meio e, pelo menos, 25 pessoas foram identificadas como membros da quadrilha.
Segundo apurado pela reportagem, o grupo era dividido  em três núcleos, sendo um responsável pelo roubo dos caminhões e outro pelo desmanche, o terceiro que ficava em Penápolis, era responsável pela comercialização de peças e cuidados dos caminhões. De acordo com o que foi divulgado pela DIG de Sorocaba, as investigações iniciaram em março de 2013, quando policiais civis da Dise e Garra pediram apoio para efetuar a apreensão de um caminhão roubado em Guarulhos (SP), que foi localizado em Sorocaba. Com isso os policiais desconfiaram de que não se tratava de uma ação isolada, mas de uma quadrilha.
A Polícia acredita também que o bando agia há pelo menos dois anos na região da grande São Paulo. Os caminhões eram encomendados por terceiros à quadrilha, que escolhia qual seria o veículo roubado, para depois serem desmanchados em galpões de Sorocaba ou tinham as placas adulteradas, para serem enviados para o núcleo de Penápolis. Em Sorocaba os desmanches era feitos por mecânicos em galpões, eles trabalhavam em esquemas de plantões para agirem de forma mais rápida e também para não deixarem vestígios.

Desmanche em Penápolis
A reportagem do DIÁRIO tentou falar com o delegado responsável pela investigação, mas não conseguiu. Ainda na DIG de Sorocaba ninguém soube confirmar qual seria o desmanche descoberto em Penápolis onde a quadrilha trabalhava e se o mesmo possui relação com a operação realizada em dezembro do ano passado, quando um desmanche de caminhões que agia de forma parecida foi descoberto no Parque Industrial. Na ocasião, quatro pessoas foram presas suspeitas de envolvimento com a quadrilha. Na época, a polícia apurou que no local eram feitos os trabalhos de adulteração de chassis e das próprias características dos veículos. O esquema foi descoberto depois que a PM abordou os indivíduos na oficina. Uma denúncia de que um caminhão seria levado para a oficina fez com os policiais chegassem aos envolvidos. Na época da operação, os caminhões eram trazidos da capital para serem adulterados na oficina. Eles utilizavam veículos envolvidos em acidentes para realizar modificações e trocas de peças dos mesmos. A suspeita é de que quando um caminhão se envolvia em um acidente e era constatada a perda total a quadrilha trazia para Penápolis. Com isso, outros com as mesmas características eram furtados ou roubados na capital e trazido para a cidade. Na oficina a quadrilha usava a cabine e carroceria do caminhão roubado e os montava no chassi do acidentado. Por se tratar de um esquema de adulteração de caminhões, a suspeita é de que os veículos eram revendidos, pois apresentavam documentos, placas e chassis legalizados.

(Rafael Machi)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade