Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

28/07/2007

Psiquiatra de Marília ministra palestra em Penápolis dia 04

Problemas como ansiedade, depressão, síndrome do pânico e anorexia, cada vez mais presente nas mais variadas faixas etárias e classes sociais, serão discutidos com a população penapolense no próximo sábado, 04 de agosto. Uma palestra será realizada com a participação da psiquiatra e psicanalista Kátia Burle Guimarães, da cidade de Marília. O evento será das 9h00 ao meio-dia, no Centro Espírita Discípulos de Jesus.

A promoção é de um grupo de voluntários, parte dele formado por integrantes do extinto GAI (Grupo de Ação Integrada), que, com a iniciativa da psicóloga penapolense Ivoni Dias Santana, elaborou um ciclo de palestras para a cidade.

O assunto a ser tratado é também o que dá nome ao tema central das discussões, intitulado “Conseqüências da vida moderna na mente e no corpo”. Segundo a psicóloga Ivoni, a convidada deve esclarecer sobre doenças psicossomáticas, casos onde as manifestações do organismo são causadas ou agravadas por aspectos mentais e emocionais. “Quando a mente não tem estrutura para superar algumas dificuldades, o corpo pode receber estímulos e adoecer também”, explicou, “Nossa proposta é proporcionar reflexões sobre a situação atual, onde grande parte das pessoas faz uso de medicamentos antidepressivos. Não que eles não devam ser usados, mas devemos nos colocar, de forma coletiva, diante dos rumos que a sociedade está tomando”, comentou Ivoni.

A palestra deve atrair principalmente profissionais de saúde, pais e professores, mas tem participação aberta ao público em geral. “São doenças que qualquer pessoa pode sofrer e muita gente passa por isso ou acompanha alguém que está nesta situação”, citou a psicóloga, que afirmou estar otimista quanto ao sucesso do evento. A convidada de Marília esteve em Penápolis em 2005 para falar sobre o desenvolvimento emocional da criança e do adolescente e atraiu grande público. “Foi o maior número de pessoas registrado numa palestra feita pelo GAI”, revelou Ivoni.

 

Vagas

Cerca de 150 vagas estão sendo disponibilizadas ao público em geral. Outras 300 vagas foram divididas em cotas a serem distribuídas aos parceiros do evento: Prefeitura, por meio das Secretarias de Saúde, Comunicação e Educação, Hospital Geral de Promissão, Colégio Anglo, Clidimagem, Patyo Shopping, Apeoesp, Núcleo de Psicanálise de Penápolis, Rotary Club de Penápolis e Casa da Amizade. As inscrições estão sendo recebidas na subsede da Apeoesp (Rua Santa Clara, nº 45). Pede-se que cada participante faça a doação de um litro de leite Longa Vida e um quilo de açúcar. A arrecadação é em prol da Associação Vila da Infância e do Fundo Social de Solidariedade.

 

Calendário

A primeira palestra do ciclo aconteceu no dia 19 de maio, sob orientação do Bispo Diocesano de Lins, Dom Irineu Danelon, que tratou sobre “O desafio de conviver”.

Os dois outros eventos já estão agendados, sendo o próximo no dia 10 de novembro. O tema será “Álcool e drogas na adolescência e na família”, tendo como convidado Dr. Fábio Castro de Pádua, médico psiquiatra, atuante em Marília. Já o último encontro, agendado para março do próximo ano, contará com a presença da psicanalista e doutora em Psicologia Escolar, atuante em Ribeirão Preto, Dr. Maria Bernadete Amêndola de Assis. O tema será definido conforme sugestões do público, durante os encontros. (AR)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade