Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

09/07/2022

Prova dos Três Tambores: Jovem se destaca com títulos e prêmios em competições

Imagem/Arquivo Pessoal
Detalhes Notícia
Roberta Marin vem conquistando títulos em competições em sua categoria em provas do Três Tambores

DA REPORTAGEM

A penapolense Roberta Fornazari Marin, 19 anos, tem se destacado nos principais campeonatos brasileiros da Prova dos Três Tambores. A modalidade que exige sincronia perfeita entre o cavalo e a amazona ou cavaleiro, também permite a participação de crianças, jovens, adultos, amadores e profissionais, sendo uma das preferidas competições nos rodeios.
O esporte, que cada vez mais está presente em festas de peão, também conquista muitos fãs em todo o Brasil, e pela premiação ser muito atrativa, os eventos onde há a modalidade, chegam a contar com mais de três mil inscrições de competidores.
Muitas destas premiações, vem sendo conquistadas pela penapolense nos últimos meses. Entre carro, moto e prêmios em dinheiro, ela já foi mais de 15 vezes campeã em diferentes competições, além de diversos pódios alcançados desde quando começou a participar do esporte.

Carro, Moto, Dinheiro
No início deste mês, a jovem foi campeã em sua categoria, competindo na cidade de Mineiros (GO), e como prêmio, recebeu um veículo Fiat Mobi, zero quilômetro. No mês de junho, ainda conquistou mais um título, ao vencer nova competição na cidade de Americana (SP), recebendo o prêmio em dinheiro. Em Fernandópolis, em maio, ganhou uma moto zero quilômetro, conquistando ainda outros títulos no decorrer de outras competições. Entre os campeonatos mais importantes, está o congresso da ABQM (Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha), realizado em maio deste ano, na cidade de Araçatuba, onde Roberta também conquistou o primeiro lugar. Neste mês de julho, ela ainda deve participar do Campeonato Nacional e, em outubro, da Copa dos Campeões, também promovidos pela ABQM de Araçatuba, estando entre as competições mais importantes no país. 

Preparo
A penapolense revelou que pratica o esporte desde pequena por incentivo dos pais, Joelcio Adriano Marin e Karina Fornazari. “Meu pai sempre teve cavalo e eu sempre gostei de estar envolvida. Quando ele viu que eu gostava da prática, e que queria  treinar mais, ele me deu a oportunidade de aperfeiçoar”, revelou. 
Ela contou ainda que a motivação para treinar veio com o tempo. “Com os títulos e outros prêmios que vinha ganhando, comecei e me dedicar cada vez mais nesta minha paixão, treino toda semana em Penápolis e em Promissão”, comentou.
Porém, não é somente Roberta que passa por treinamentos constantes. Entre os cavalos que participam com ela nas competições, dois são destaques por suas atuações nas provas, sendo o cavalo Famous By Frida e a égua Miss Question Shiner. “Eles também passam por uma preparação especial. São acompanhados por um veterinário, possuem alimentação balanceada, entre outros cuidados necessários para que possam ter bom desempenho. Além disso, é importante haver uma boa conexão entre eu e eles, por isso, estamos sempre juntos”, destacou. 
Todos estes preparos especiais fazem que a jovem penapolense e seus cavalos se destaquem por onde passam. “Ainda não caiu minha ficha sobre este momento que estou vivendo, nunca imaginei ganhar títulos como estes, alcançar estas conquistas. Tenho muito que agradecer aos meus pais, que sempre me incentivaram”, ressaltou Roberta, que conta ainda com a ajuda dos treinadores Mayana Muniz, de Promissão, e Eduardo Fernandes, de Penápolis. Ela está cursando Medicina Veterinária, e comemora por que o esporte vem ganhando destaque no Brasil, principalmente em relação às mulheres, que são a grande maioria nas competições. “Estar entre mulheres e conseguir estes prêmios graças ao meu desempenho, com certeza, é motivo de orgulho para mim”, finalizou. 

Três Tambores no Brasil
A prova teve início na década de 40, no Texas, Estados Unidos, mais precisamente em 1948, onde ocorreu a primeira prova e garantiu a participação das mulheres em rodeios. No Brasil, a modalidade foi introduzida pela Associação Brasileira dos Criadores de Cavalo Quarto de Milha – ABQM, e em 3 de outubro de 2003, a modalidade ganhou uma associação representativa nos rodeios, a Associação Nacional dos Três Tambores – ANTT, que tem sua diretoria composta por mulheres, sendo fundada exatamente, para valorizar a modalidade, e buscar melhores condições junto às organizações das provas e rodeios.
O objetivo dos Três Tambores é fazer o contorno em volta dos tambores que ficam na arena em forma triangular, à uma distância de 30 metros cada um. Ganha o competidor que fizer o percurso em menos tempo, pois o cronômetro é ligado quando o focinho do cavalo cruza a linha de partida. O primeiro tambor deve ser contornado em giro de 360º da esquerda para a direita, e os dois últimos também devem ser contornados em um giro de 360º, porém, da direita para a esquerda.
Não apenas os cavaleiros, mas também as amazonas, devem estar devidamente trajados para competir nesta modalidade, com, botina, calça, chapéu e camisa longa com os punhos abotoados.

(Rafael Machi)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade