Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

03/12/2017

Protocolo PediaSuit Método é aplicado em crianças com dificuldades motoras

Imagem/Rafael Machi
Detalhes Notícia
Usando o Protocolo PediaSuit, Enzo consegue até caminhar em uma esteira usando o próprio movimento do corpo

DA REPORTAGEM

 

A APAE de Penápolis fez história novamente em ser a pioneira na região ao oferecer, de forma gratuita, o tratamento chamado de Protocolo PediaSuit, que visa fortalecer a musculatura e a capacidade de movimento de pessoas com dificuldades motoras. A inauguração da sala de Integração Sensorial ocorreu na manhã desta sexta-feira (01) com a presença de diretores da APAE, autoridades municipais e convidados.

O PediaSuit é um protocolo de tratamento intensivo usado por fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais que tem como objetivo principal a recuperação cinética funcional em decorrência dos distúrbios que afetam o movimento, a dinâmica circulatória e a integridade músculo-esquelética, principalmente.

Segundo o fisioterapeuta Jorge Abe Júnior, o tratamento que já foi colocado em prática com alunos da APAE é intensivo, com utilização do macacão, da spider (gaiola), elásticos entre outros equipamentos. “Estes elásticos, acoplados ao macacão que a criança veste, dá mais sustentabilidade, alinhando o corpo o mais próximo do nornal e possibilita que o paciente faça movimentos que ele não conseguiria através deste auxilio com os elásticos. É como se fossem diversas mãos ajudando neste processo”, explicou.

O tratamento é realizado durante um período de 01 mês, com aproximadamente 04 horas diárias, 05 dias por semana, levando em conta as condições de cada paciente. “O estímulo acontece de forma mais rápida do que a fisioterapia convencional. Claro que o resultado depende de cada paciente, mas os estímulos são sempre muito positivos”, acrescentou.

Já a fisioterapeuta Renata Makassian Cervigne afirmou que benefícios terapêuticos proporcionados pelo protocolo são diversos, entre a melhora nas respostas sensoriais e motoras, normalização de tônus muscular, melhoria no alinhamento e equilíbrio corporal, entre outro. “Com este protocolo é possível proporcionar melhor qualidade de vida, desenvolver atividades funcionais e aumentar a variedade de movimentos voluntários, dentre outros benefícios que são bastante significativos”, ressaltou.

O PediaSuit, teve sua origem inspirada no trabalho de cientistas russos da década de 1970, que criaram um método para restaurar as funções motoras e cognitivas dos astronautas que retornavam do espaço.

O protocolo em si foi criado em 2006 pelo brasileiro Leonardo de Oliveira, na Flórida- EUA, que desenvolveu a terapia para seu filho, Lucas.

 

Expectativas

O tratamento foi iniciado no pequeno Enzo Freire Maia, de 5 anos de idade. Ele possui dificuldades de movimento nos membros inferiores. Já com a roupa e todos os acessórios ajustados, ele deu um show para os presentes na inauguração fazendo movimentos e sustentando seu próprio corpo.

Para a mãe de Enzo, Giovana Freire Lima, o processo tem sido uma grande vitória. “Este trabalho já vinha sendo recomendado por médicos. Procurei na região e encontrei em Araçatuba, mas a um preço muito alto, o que nos dificultaria. Com este trabalho iniciado pela APAE, além de termos acesso gratuita se torna mais prazeroso para o Enzo, que não se cansa com viagens todos os dias”, afirmou.

Segundo a presidente da Federação das APAEs do Estado de São Paulo, Cristiany de Castro, parte do recurso financeiro utilizado para equipar esta nova sala é proveniente do Fundo de Projetos, uma iniciativa da FEAPAES-SP, que tem como objetivo selecionar projetos sociais para a aplicação dos recursos obtidos com a venda de títulos de capitalização. “Este é um importante avanço da APAE de Penápolis. Ficamos muito felizes em ver que os recursos oriundos do Fundo de Projetos vêm sendo aplicados de maneira inteligente. Com isso, conseguimos atingir um dos nossos objetivos, que é proporcionar evolução no desenvolvimento dos usuários e consequentemente, melhor qualidade de vida”, conclui a presidente.

Além da FEAPAES-SP, o projeto teve a parceria ainda da Sicoob Credicitrus e a Coopercitrus. (Rafael Machi)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade