Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

05/09/2008

Projeto Viagem Literária: Biblioteca exibe filmes para debates sobre autor

Neste sábado, dia 06, às 15h, a Biblioteca Pública Municipal Prof. Fausto Ribeiro de Barros, de Penápolis, realiza uma sessão de cinema com a exibição gratuita do filme "O invasor". A iniciativa faz parte dos preparativos para receber o jornalista, roteirista e escritor Marçal Aquino, que vêm à cidade na próxima semana participando do projeto Viagem Literária.
O filme em questão servirá de base para debates acerca do roteiro, que é de Marçal Aquino. Segundo explica a bibliotecária Solange Chótolli, a intenção é promover uma discussão sobre o trabalho e levantar subsídios para um bate papo com o autor. "Aquino vêm à Penápolis no próximo dia 11, quinta-feira. Na oportunidade ele vai conversar com o público e contar detalhes do seu trabalho, passando pelos filmes e livros publicados", comentou. Após o filme o debate será coordenado pelo penapolense Lucas Casella, que é músico, publicitário, jornalista e pós-graduando em Cinema pela Unilago de São José do Rio Preto, além de ser diretor e roteirista de curtas-metragens. Outra exibição do filme com debate será realizada também na quarta-feira, dia 10, às 19h30 na Funepe (Fundação Educacional de Penápolis), para os alunos do curso de Pedagogia.

O Projeto
"Viagem Literária" é um projeto realizado em parceria pela Secretaria de Estado da Cultura e as bibliotecas municipais de 40 cidades do interior e litoral paulista. Durante os meses de agosto a novembro, cada Biblioteca terá uma atração cultural mensalmente; no último dia 29 Penápolis teve a presença de Marcelo Medina, da Cooperação Criativa, com contação de histórias e encenação para crianças. A vinda de Marçal Aquino faz parte do segundo módulo do projeto, programado para este mês de setembro. O objetivo da iniciativa é enriquecer as ações educativas incentivando o público a ter uma proximidade maior com as bibliotecas. Toda a programação é gratuita e aberta ao público de todas as idades. Secom - PMP

Marçal Aquino em Penápolis

No próximo dia 11 de setembro, às 19h30, o escritor Marçal Aquino estará em Penápolis para participar de um bate papo com a população, onde serão trocadas idéias e experiências sobre os livros e filmes da carreira do autor. O evento, que faz parte do projeto Viagem Literária, acontece na Biblioteca Municipal (rua Irmãos Crisóstomo de Oliveira 333, Centro) com entrada franca. Marçal Aquino nasceu em Amparo, no interior paulista, em 1958. Jornalista, atuou como revisor, repórter e redator, com passagens pelos jornais O Estado de São Paulo e Jornal da Tarde. Atualmente, trabalha como jornalista free-lancer. Autor de ficção adulta e juvenil, Aquino recebeu diversos prêmios por seu trabalho literário, como o primeiro lugar na categoria conto da 5ª Bienal Nestlé de Literatura (1991) e o Prêmio Jabuti (2000).
Seu trabalho em cinema inclui a roteirização de textos de sua autoria (Os Matadores, Ação entre Amigos, O Invasor, O amor e Outros Objetos Pontiagudos) e o desenvolvimento de roteiros originais (Nina). A convite do Sundance Institute, atuou como consultor no IV Laboratório de Roteiros Sundance/RioFilme, realizado em 2000. Entre os livros de ficção podem se destacar "Eu receberia as piores notícias  dos seus lindos lábios", "Cabeça a prêmio", "Famílias terrivelmente felizes", "Faroestes", "As fomes de setembro" e "Miss Danúbio". Também há os livros de poesia "Abismos - Modo de usar" e "Por bares nunca dantes naufragados". Já entre os juvenis estão "O mistério da cidade fantasma", "O jogo do camaleão", "O primeiro amor e outros perigos", "A turma da rua quinze".
Marçal também atuou como roteirista nos filmes "Cão sem dono",  "O cheiro do ralo", "Crime delicado", "Nina", "O invasor", "Ação entre amigos" e "Os matadores". Secom - PMP

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade