Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

20/06/2015

Projeto leva educação de trânsito para as escolas

Divulgação
Detalhes Notícia
O projeto foi iniciado na EE Ester Eunice de Oliveira de Penápolis

DA REDAÇÃO

Introduzir a educação para o trânsito para transformar as crianças, os adolescentes e os jovens em agentes de cidadania, capacitando-os para difusão e transmissão de informações relativas ao tema trânsito e a mobilidade urbana com segurança e convivência pacífica entre seus usuários, esses são os objetivos do Projeto “Direção Preventiva – Educação no Trânsito salva Vidas” iniciado essa semana na EE Ester Eunice Almeida Ferreira Oliveira, com alunos do 3º Ano do Ensino Médio.
Parceria entre a Diretoria de Ensino, Funepe e Instituto de Criminalística de Penápolis, as palestras e debates foram conduzidos pelo técnico pericial e fotógrafo Valdecir do Vale Figueiredo, idealizador do projeto.
“Essa parceria e esse projeto, sem dúvida alguma, contribuirão em muito na formação plena de nossos alunos,  já sabemos que no trânsito somos todos pedestres, mas precisamos aprofundar esse tema, contando com a disponibilidade voluntária e imprescindível do policial Valdecir do Vale Figueiredo, conhecedor profundo do tema, a quem agradecemos e parabenizamos pela iniciativa” disse a Dirigente Regional de Ensino, Sueli Bonfietti. 
Segundo Valdecir Figueiredo, educar para o trânsito não se limita apenas a ensinar regras de circulação, mas também deve contribuir para formar cidadãos responsáveis, autônomos e comprometidos com a preservação da vida. Diante do quadro de violência que vem se apresentando no trânsito e também em outras esferas sociais, torna-se necessário o envolvimento de toda a sociedade nessa tarefa de educar, na qual a família e a escola são a base formadora e não podem se eximir de tal responsabilidade.
Para o Supervisor de Ensino da Diretoria de Ensino João Luis dos Santos, também professor da Funepe, que acompanha o desenvolvimento do projeto, “as escolas necessitam de apoio e de presença de pessoas voluntárias como o Valdecir, que tem vivenciado muitas experiências e reflexões sobre esse tema transversal, que é diretamente ligado às nossas vidas. A escola é um lugar privilegiado para formar cidadãos mais conscientes e mais preparados para enfrentar os desafios da vida e do trânsito”.
A Professora Coordenadora do Ensino Médio da EE Ester Eunice de Oliveira, Angélica Bertelli Maschietto, considera de vital importância a iniciativa. “nossa escola abraçou firmemente essa causa, um tema de grande importância para nossa sociedade, a mobilidade urbana. educação para o trânsito e a direção preventiva. Em breve, nossos  alunos do 3° ano do Ensino Médio serão motoristas e a palestra e o debate promovidos propiciaram formação complementar de grande importância. Agradecemos a Diretoria de Ensino, a Funepe e o palestrante Valdecir Figueiredo por esse momento de reflexão com nossos alunos”.
Além de apresentar estatísticas sobre acidentes e mortes no trânsito, em Penápolis, Estado de São Paulo, no Brasil e no Mundo, o técnico pericial Valdecir Figueiredo, também apresentou, por meio de banners e vídeos, orientações sobre a legislação de trânsito, o perigo de beber e dirigir, importância da utilização do capacete adequado e, principalmente, que a vida é um dom precioso que deve ser preservada.
O projeto, iniciado na EE Ester Eunice de Oliveira, será estendido às demais escolas, públicas e privadas de Penápolis e região, com prioridade aos alunos do 3º Ano do Ensino Médio.

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade