Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

09/07/2011

Projeto Hortas Comunitárias é referência para alunos da Unesp

O Projeto Hortas Comunitárias de Penápolis, reconhecido nacionalmente com o Prêmio ODM (Objetivo de Desenvolvimento do Milênio), entregue ao prefeito João Luís dos Santos pelas mãos do então presidente Lula, continua sendo referência para muitos municípios e objeto de estudo de acadêmicos de todo o Brasil. Na última terça-feira, 05, Penápolis recebeu a visita de alunos e professores dos Programas de Mestrado e Doutorado em Energia na Agricultura, da Faculdade de Ciências Agronômicas/UNESP Campus de Botucatu, interessados em conhecer o Projeto Hortas Comunitárias e demais ações do município voltadas à sustentabilidade. A comitiva foi recebida no Paço Municipal pelo prefeito João Luís e o secretário de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, Lucas Torrezan. A visita foi intermediada pelo ex-secretário e engenheiro Éder Fonzar Granato, que atualmente cursa o doutorado na Unesp e durante um seminário apresentou o projeto “Agricultura Urbana”, despertando o interesse dos demais alunos da disciplina de Desenvolvimento, Energia e Agricultura e dos professores Dr. Elias José Simon e Dra. Maristela Simões do Carmo, que acompanharam a visita. O prefeito João Luís agradeceu o interesse dos alunos pelo projeto e colocou o município à disposição de parcerias. “Estamos de portas abertas para todos que queiram conhecer as Hortas Comunitárias. Tenho certeza que vocês encontrarão um rico material de estudo”, disse João Luís. O secretário de Agricultura, Lucas Torrezan disse que esse intercâmbio de conhecimento é importante para divulgar o trabalho que é realizado pela prefeitura. “Esse projeto é reconhecido porque tem comprometimento com a população e com o meio ambiente”, destacou.

Itinerário
Após as apresentações no Paço, a comitiva visitou várias Hortas Comunitárias, acompanhada pelos técnicos Márcio Faria e José Antônio, responsáveis diretos pelo projeto. Eles pararam na Horta do Del Rey, nas duas hortas do Jardim Tropical e na horta do Pereirinha, que possuem o tamanho padrão grande, beneficiando várias famílias. Os estudantes conversaram com os coordenadores das hortas, tiveram contato direto com a população e receberam verduras da comunidade. Os visitantes também foram levados a conhecer o processo de compostagem orgânica oriunda da poda de árvores urbanas, que antes eram queimadas e hoje são transformadas em abudo para os canteiros das hortas. Eles conheceram ainda o CEA (Centro de Educação Ambiental) e a Corpe (Cooperativa dos Recicladores de Penápolis). O almoço foi servido com verduras e legumes colhidos nas hortas comunitárias e preparado pela Cozinha Piloto. O ex-secretário e doutorando, Éder Granato, analisou que essa troca de experiência só traz ganhos para todos que participam. “Penápolis é sempre motivo de orgulho por todas as ações que realiza em prol da sustentabilidade. Tais ações são vistas e elogiadas em todas as partes do país”, afirmou. Já a professora Dra. Maristela do Carmo comentou que os alunos ficaram encantados com a acolhida do povo penapolense. “Ficamos impressionados com o trabalho sério desenvolvido para atender não só as pessoas na segurança alimentar, mas na construção do seu amor próprio e cidadania; além da preocupação com o meio ambiente”. A professora finaliza parabenizando o trabalho da equipe comprometida socialmente e disposta a transformar o país. “Isso é sustentabilidade!”, concluiu. Secom – PMP 

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade