Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

22/11/2006

Projeto de estudante penapolense é aprovado no Parlamento Jovem

O estudante Antônio Bernardino Gomes Júnior, de apenas 14 anos, matriculado na 8ª série do Ensino Fundamental na EE Luiza Maria Bernardes Nory, conquistou uma vaga no Parlamento Jovem Paulista. Criado pela Assembléia Legislativa, o programa proporciona ao estudante vivenciar um dia na função de deputado estadual, expondo idéias e conhecendo os aspectos da cidadania participativa.

Das escolas atendidas pela Diretoria de Ensino de Birigui, quatro alunos tiveram seus trabalhos selecionados, sendo os outros três Thiago Petean, da EE Profª Cinélzia Lorenci Maroni, de Piacatu; Rafael Bassi Costa, da EE Profº Antonio Sales de Oliveira, e Felipe Chaves Gonçalves, da COEB, ambos da cidade de Birigui.

 

Orgulho

O comunicado da aprovação do projeto de Júnior chegou no início do mês. “Fiquei muito contente quando fiquei sabendo, foi muito legal”, comemorou o estudante. A notícia também foi recebida com muita alegria pelos professores e familiares, mas principalmente pelo pai do estudante, Antônio Bernardino Gomes, que é professor de História. “Fiquei muito surpreso e feliz por dois motivos, já que além de pai do Júnior, minha condição de professor me deixa orgulhoso por saber que o projeto visa a proteção do indígena”, comemorou ele. Apoiado também pelos professores, Júnior desenvolveu um projeto de lei referente ao ensino da cultura indígena nas escolas. Segundo ele, a idéia partiu de visitas feitas à aldeia no mês de abril, por conta da comemoração do Dia do Índio. Interessado pela cultura indígena, ele passou a pesquisar o assunto em livros e propôs um programa que possa estreitar as relações das comunidades dos homens brancos com os indígenas. “A idéia é fortalecer a identidade e a dignidade de uma raça que perdeu muito de sua tradição ao longo dos anos”, explicou o estudante. O projeto apresentado é formado por duas partes. A primeira contém o texto em formato de lei, traduzindo a idéia proposta pelo deputado jovem e a segunda consiste na justificativa do autor quanto à importância e necessidade de sua aplicação. Enviado à Assembléia, o trabalho foi analisado por uma Comissão Especial, que selecionou os 94 melhores projetos de todo o estado, número referente ao atual número de parlamentares da Assembléia Estadual. Para a escolha, foram considerados critérios como formato do projeto de lei, pertinência com relação ao tema, viabilidade, originalidade e correção gramatical.

 

Visita

Os 94 selecionados de todo o Estado serão recebidos na Assembléia Legislativa em São Paulo em eventos marcados para amanhã e sexta-feira. O próprio programa custeia as despesas com hospedagem, transporte e alimentação dos participantes, exceto o deslocamento até a capital.

No primeiro dia de visita, acontece pela manhã o credenciamento e as fotos dos deputados jovens, ainda no hotel. Após o almoço, os estudantes serão levados até a Assembléia onde serão recepcionados pelas autoridades e visitarão a exposição dos Partidos Políticos. Por volta das 17h00, no Plenário Juscelino Kubitschek, está previsto um encontro a cargo da Secretaria Geral Parlamentar, onde serão dadas orientações sobre o dia seguinte, quando acontecerá diplomação, juramento, eleição da Mesa Jovem. Ainda na quinta-feira a noite, haverá reunião de acesso restrito aos deputados jovens, com a equipe de Apoio, para formação de três chapas que disputarão a eleição da Mesa Diretora. Na manhã de sexta-feira, será aberta a Sessão Plenária para a diplomação e posse dos parlamentares jovens e eleição da mesa. Todos os estudantes terão a oportunidade de apresentar seus projetos, que serão votados em seguida. Os trabalhos aprovados serão encaminhados à Comissão de Legislação Participativa da Câmara dos Deputados e reunidos em uma publicação, podendo ser aproveitados pelos deputados em seus trabalhos legislativos e até mesmo se tornar lei.

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade