Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

29/08/2010

Projeto da Unisam ajuda dependentes químicos a largarem o vício

Detalhes Notícia

A Unisam – Unidade Integrada de Saúde Mental mantida pelo Cisa (Consórcio Intermunicipal de Saúde) está desenvolvendo um novo projeto que auxilia a recuperação dos dependentes químicos para que eles possam ter uma melhor qualidade de vida. Esse projeto pioneiro no município está sendo coordenado pela enfermeira da Unisam, Patrícia Poleto Antiqueira, com a colaboração do aconselhador em dependência química, Luciano Braz Martins, que atua voluntariamente nesse projeto. Conforme explicou a enfermeira Patrícia, a Unisam atende há muito tempo os dependentes químicos, no entanto, essa é a primeira vez que desenvolve um trabalho voltado para orientação e aconselhamento, a exemplo de uma terapia em grupo. “Durante o processo, alguns dos usuários são encaminhados para profissionais adequados, como psicólogos ou psiquiatras, caso haja necessidade”, esclareceu a enfermeira. Para o diretor técnico de enfermagem do Cisa, Tiago Idalgo, esse projeto tem um papel pedagógico, no sentido de ajudar, acolhendo e fazendo com que o dependente faça uma reflexão. “Nos encontros desse grupo, há uma troca de experiências onde procura-se a solução de um problema social grave, que não é individual de cada família, mas diz respeito à coletividade”, comentou. Tiago Idalgo ainda destacou o empenho do prefeito de Penápolis, João Luís dos Santos, que também é presidente do Consórcio para a realização desse projeto que exige muita dedicação dos profissionais envolvidos e também dos usuários que estão dispostos a largarem o vício.

Terapia em grupo
A reunião dos usuários e ex-usuários de drogas acontece semanalmente na Unisam há aproximadamente dois meses. O grupo é bastante heterogêneo, com pessoas de 12 a 50 anos com experiências em diferentes tipos de drogas ilícitas. A média de presença é de 20 pessoas por encontro, sendo que a maioria retorna na outra semana para continuar a terapia em grupo. A metodologia utilizada para o tratamento do grupo é a Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC), onde os terapeutas dão orientações sobre o que se deve evitar e o que se deve fazer para alcançar o sucesso na recuperação. Dentre as atividades realizadas durante os encontros estão a musicoterapia, abordagem corporal, o método dos 12 passos, apresentação de vídeos e palestras, dentre outras. O grupo não faz diferença entre religiões, pelo contrário, esse trabalho respeita e estimula a fé dos participantes.

Atendimento
Vale ressaltar que esse projeto não atende demanda espontânea, sendo que todos os usuários que participam do grupo foram encaminhados pela rede básica de saúde, Secretaria de Educação e também pelo Conselho Tutelar. Como a Unisam é parte integrante do Cisa, esse projeto não só atende a população de Penápolis, mas também dos outros seis municípios da comarca:  Alto Alegre, Avanhandava, Barbosa, Braúna, Glicério e Luiziânia. “É muito importante a implantação de um projeto como esse em Penápolis, pois nossa região está na rota do tráfico de drogas”, destacou o aconselhador em dependência química, Luciano Martins, que acredita que a questão das drogas passou a ser um grande problema de saúde pública e da sociedade contemporânea. Secom – PMP

Foto: (Da dir. pra esq.) Enfermeiro Tiago Idalgo (Cisa), enfermeira Patrícia Poleto (Unisam) e voluntário Luciano Martins analisam os primeiros resultados do projeto

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade