Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

08/06/2018

Projeto da UFSCar recebe palpites para Copa do Mundo

Imagem/Reprodução
Detalhes Notícia

DA REDAÇÃO

Faltando apenas 6 dias para o início do maior evento de futebol do Planeta - a Copa do Mundo -, o que não faltam são palpites sobre os resultados dos jogos e sobre qual país vai ser o campeão. Aproveitando esse clima, um projeto desenvolvido no Departamento de Estatística (DEs) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) pretende disseminar o conceito de probabilidade e outras técnicas estatísticas utilizando como atrativo a Copa, que será realizada na Rússia, a partir do dia 14 de junho. 
Com objetivos pedagógicos e acadêmicos, o projeto tem como intuito aproveitar um evento esportivo popular para motivar estudantes e professores de Matemática, especialmente do Ensino Médio, bem como qualquer pessoa que se interessa pelo tema, para aprender e discutir os principais aspectos da teoria de probabilidades. 
"No futebol, a avaliação de probabilidades requer aspectos como imaginação, inteligência e capacidade de evitar inconsistências quando se avaliam vários eventos ao mesmo tempo", explica Marcio Alves Diniz, docente do DEs e idealizador do projeto. 
Funciona da seguinte maneira: o internauta acessa o site fifaexperts.com e faz o login (que pode ser pelo Google, pelo Facebook ou pelo registro de dados). É importante também ler os objetivos e as regras do sistema. Em seguida, o usuário poderá dar o seu palpite em todos os jogos da primeira fase da Copa do Mundo. É só identificar o jogo e clicar em "Envie sua previsão". Aqui, ele indicará a probabilidade de vitória de cada um dos dois times e de empate. Ao indicar o resultado, o site mostra o número de pontos que o usuário irá ganhar em cada um dos resultados. 
Uma lista irá mostrar os experts em Copa do Mundo da Rússia a cada rodada e ao final do campeonato. Também há possibilidade de criação de ligas, assim como ocorre com o game Cartola. Além de agregar as pessoas no universo das probabilidades por meio do futebol, o projeto irá coletar um conjunto de dados que auxiliará os membros do grupo a desenvolver pesquisa acadêmica relacionada aos diferentes tipos de previsão probabilística. 
"Após o término da Copa, os dados inseridos pelos internautas serão pesquisados visando analisar como as pessoas encaram eventos incertos, como é o caso de uma partida de futebol", afirma Diniz.

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade