Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

02/09/2011

Projeto CAAS proporciona espaços lúdicos em UBSs

A Fundação Maria Cecília Souto Vidigal (FMCSV) e a Prefeitura de Penápolis continuam firmes na parceria do Projeto “Crianças Amadas, Adultos Seguros” (CAAS), que é aplicado pela Associação Unidos Pela Vida, em diversos programas destinados ao bom desenvolvimento integral da criança entre 0 e 3 anos.
Após uma reunião, em março, quando foram apresentados aos seus integrantes e colaboradores, os resultados obtidos em 2010, a equipe definiu também os projetos que teriam andamento neste ano, incluindo as formas de aplicação dos recursos destinados a esses programas.
Como resultado, na última quarta-feira, 31, a secretária executiva do projeto, Maria Inês Peters se reuniu com parte dos colaboradores e gestores do projeto para anunciar que os recursos vindos da FMCSV para 2011/2012 estão garantidos. “Além disso serão aplicados mais de R$50 mil para a aquisição de equipamentos, para a instalação de espaços lúdicos nas unidades básicas de saúde (UBSs) do município”, disse a secretária, explicando que serão adquiridos televisores, DVDs, filmes, tapetes, entre outros recursos para a implantação dos espaços destinados às crianças atendidas nessas unidades.

Capacitação
Conforme já destacado desde o início, a promoção do vínculo mãe - bebê, educação infantil, saúde da criança, saúde materna e a importância desses aspectos para a formação do indivíduo, são contemplados pelo projeto.
Os recursos oriundos da  FMCSV no ano passado e a contrapartida da Prefeitura parceira no convênio através da “Unidos pela Vida”,  foram aplicados na capacitação de profissionais das áreas de educação, saúde e assistência social, que atendem as gestantes, crianças de zero a 3 anos e suas respectivas famílias.
A partir das próximas semanas esse trabalho volta a ser desenvolvido em Penápolis, buscando sempre o fortalecimento do programa, inclusive um novo cronograma de atividades, já elaborado, deverá ser anunciado nos próximos dias.

Primeiros 3 anos
O projeto “Crianças Amadas, Adultos Seguros” e os parceiros do convênio entendem e defendem que “os três primeiros anos são para sempre” e a formação de profissionais que lidam com gestantes e crianças pequenas, conforme avaliações preliminares, definiu que essa capacitação é importante para efetivar os objetivos do projeto. São desenvolvidas ações para a formação de Educadores e Cuidadores de Creche, Humanização do Parto e Nascimento, Clínica Ampliada de Pré – Natal, Reuniões Setoriais por Faixa Etária, Espaços Lúdicos, Oficinas com pais para confecções de brinquedos, Acolhimento das crianças e famílias, Visitas de Gestantes à maternidade, Presença do acompanhante no Pré-Natal, entre outras.
O representante do Conselho Municipal da Criança e Adolescente (COMDICA), Alexandre Gil de Mello, que tem atuação importante no projeto, disse que existe a preocupação de mobilizar a sociedade, disseminando informações para a implantação de mudanças que visam melhorar a qualidade dos serviços prestados.  

Secom – PMP

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade