Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

19/02/2013

Projeto Adote um Idoso busca mais padrinhos voluntários

DA REPORTAGEM

 

O projeto "Adote um Idoso", criado no ano passado pelo Lar Vicentino de Penápolis, mesmo com adesão da comunidade, ainda necessita de mais voluntários que queiram participar da iniciativa adotando, de forma simbólica, um idoso cuidado pelo Lar.

A responsável pelo projeto a assistente social do Lar, Dulcinéia Teixeira, falou, sobre o projeto. Segundo ela, o objetivo é o de sensibilizar as pessoas para que criem um olhar diferenciado, oferecendo mais atenção, carinho, respeito e amor aos idosos do Lar, criando um laço de consciência sobre a realidade deles. Dulcinéia, disse existir uma grande preocupação com relação às internações nas instituições de longa permanência, já que essa prática se torna cada vez mais frequente. "Existem diversos fatores sociais para isso ocorrer, como a carência ou desintegração da família, falta de uma rede social de suporte e impossibilidade da família continuar proporcionando cuidados, seja por conta de dificuldades financeiras ou por problemas de saúde", comentou. Ela ressaltou que quando um padrinho adota um idoso participante do programa, ele ajuda em uma série de benefícios ao bem estar do "afilhado".

Dentre estes benefícios está a importância da comunicação com eles, que pode auxiliar no bem estar e também na dinâmica de relações entre as pessoas e em especial entre os idosos nos grupos de convivência em instituições de longa permanência aumentando a autoestima deles.

"A visita repercutirá em mudanças, uma vez que o fortalecimento da comunicação é um processo educativo que demanda esforços dos padrinhos e os demais profissionais envolvidos no projeto", ressaltou Dulcinéia. O projeto não visa gastos para os "padrinhos", mas apenas a oportunidade de uma visita direcionada especificamente ao idoso, o que pode ser uma grande demonstração de carinho. "A partir do momento que ele passar a conviver com a rotina de uma família, o deixará mais situado com o exterior, não apenas restrito às limitações com nossa unidade", finalizou.

Para adotar um idoso, é preciso que o padrinho seja maior de 18 anos, resida em Penápolis e tenha disponibilidade para visitar e conversar com seu ‘afilhado’ ao menos uma vez por mês e, se possível, participe de algumas atividades comemorativas organizadas pelo Lar Vicentino.

O projeto proporciona que o padrinho leve seu afilhado a um passeio e fiquem o dia juntos, desde que agendado com antecedência. (Rafael Machi)

 

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade