Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

15/05/2008

Projeto “Entre na Roda” inicia nova fase

Hoje, 15, a partir das 19h30, acontece uma “Noite de Contação de Histórias” na Biblioteca Pública Municipal Prof. Fausto Ribeiro de Barros, em Penápolis. A iniciativa marca a retomada do projeto Entre na Roda neste ano de 2008. O evento destina-se exclusivamente aos professores e educadores municipais do Ensino Fundamental, Educação Infantil, Centro de Educação Infantil Municipal (Creches) e Centro Municipal de Educação Integral (Barracões Comunitários). Para que o ambiente seja preparado para o evento da noite, a Biblioteca Municipal ficará fechada ao público no período da tarde, a partir do meio dia. Amanhã o atendimento será normal.
O projeto Entre na Roda teve início na rede municipal de ensino no ano passado, quando a professora Simone Angélica Mosca Yoshizawa e a bibliotecária Solange Ruiz Chótolli, iniciaram capacitação em oficinas de formação para se tornarem orientadores de leitura. As oficinas de capacitação são realizadas pelo Cenpec (Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária), com apoio da Fundação Volkswagen.

Fase 2008
No início desta nova fase os professores e educadores receberão novas orientações para formação de rodas de leitura. Segundo informou Solange Chótolli, neste ano já foram realizados dois módulos do programa que no próximo dia 27 serão transmitidos aos demais. No ano passado foram realizadas sete oficinas do projeto (Apresentação; A criança pequena diante do livro; Livros e histórias; Poesia; Gibis e tirinhas; Ler para informar-se; Compartilhando experiências). A cada um destes módulos, ministrados mensalmente, os professores da rede municipal recebiam as informações correspondentes. Solange informou também que no evento de hoje os próprios professores vão contar as histórias para os outros professores, exercitando o que tem sido passado durante o projeto.

Baú da Leitura
A bibliotecária disse ainda que a Fundação Volkswagen disponibiliza um acervo para cada unidade educacional participante do projeto, com títulos criteriosamente selecionados. São os chamados “baús” de leitura.
“Logo mais, durante a Noite de Contação de Histórias, estaremos apresentando aos professores os baús que recebemos. São duas unidades, uma direcionada à Educação Infantil, com 200 títulos, e outra para o Ensino Fundamental, com 100 títulos”, revelou. O principal objetivo do projeto Entre na Roda é apoiar secretarias de educação e de cultura e organizações da sociedade civil na formação de educadores, bibliotecários, agentes sociais e voluntários da comunidade como orientadores de leitura. Para tanto ele capacita e fornece material de apoio, além de acompanhamento das ações nas escolas e outros espaços da comunidade.
Trata-se de uma proposta de incentivo e orientação que parte do princípio de que a leitura é um direito, e que difundir esse hábito é benéfico para a comunidade. Com as oficinas as participantes passam a se apropriar da metodologia podendo levá-la a outros profissionais da rede visando seu desenvolvimento em rodas de leitura. É o que fazem a bibliotecária Solange e a professora Simone. Secom – PMP

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade