Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

06/01/2011

Projeto “Crianças Amadas, Adultos Seguros” é sucesso no primeiro ano

Colocado em prática no ano passado pela Administração Municipal de Penápolis, o Projeto “Crianças Amadas, Adultos Seguros” é considerado um grande sucesso e tem obtido resultados importantes na sua aplicação no município. O projeto é resultado de um convênio realizado entre a Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, de São Paulo, Prefeitura Municipal de Penápolis e Associação Unidos Pela Vida.
Desde a sua implantação, o convênio tem como objetivo a formação de recursos humanos, articulação de pessoas e entidades, mobilização da sociedade e disseminação de informações para implantação de intervenções que visam melhorar a qualidade dos serviços prestados visando a promoção do desenvolvimento de crianças de zero a 3 anos.
Segundo informou Marina Boghossian, uma das responsáveis pelo acompanhamento e desenvolvimento do convênio na cidade, a  promoção do vínculo mãe-bebê, educação, saúde da criança, saúde materna e a importância desses aspectos para a formação do indivíduo, estão sendo contemplados pelo projeto. “Como resultados positivos, podemos citar avanços demonstrados nas Unidades de Saúde como o olhar mais ampliado dos profissionais, visitas das gestantes à Maternidade da Santa Casa e a  presença do acompanhante na sala de parto”, disse Marina.
Ainda na Saúde, ela destacou o aleitamento materno na primeira meia hora de vida e os grupos de famílias grávidas, ações importantes dentro do projeto.

Realizações e Resultados 2010
Segundo Marina Boghossian, o convênio tem prazo de dois anos para sua execução, sendo que no primeiro ano do projeto (2010) foram desenvolvidas várias intervenções importantes, que compreenderam dois dias de formação para profissionais das áreas da Saúde, Educação e Assistência Social.
“Participaram das Oficinas um grande número de  profissionais, dentre eles médicos, enfermeiros, assistentes sociais, educadores, psicólogos, nutricionistas, que posteriormente reeditaram os conteúdos para os demais componentes de suas equipes”, citou.
“Além da Saúde, tivemos ações importantes também na Educação, abordando temas como Mudança na Postura das Educadoras, Acolhimento das Crianças e Familiares, Cantos Diversificados nas Salas de Aula, Oficina com Pais para Confecção de Brinquedos e Reuniões Setoriais por faixa etária”, disse Marina.
Ela destacou ainda a participação dos consultores da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, de São Paulo, que contribuíram de forma bastante expressiva para que ocorressem essas mudanças.
Um evento que marcou o Projeto foi a realização da 1ª Semana do Bebê do Município, quando a comunidade penapolense acompanhou a Passeata do Bebê, as palestras com figuras renomadas, além de uma extensa programação dirigida aos participantes do projeto.
Ao final dessa primeira etapa, Marina Boghossian parabenizou todos os profissionais envolvidos na realização do projeto, elogiando o empenho, a dedicação e o esforço de cada um na construção de uma trajetória mais feliz para as crianças. “Agradecemos igualmente a comunidade, aos meios de comunicação, às empresas, o comércio, as indústrias e demais parceiros, que perceberam que cuidar do desenvolvimento infantil é o que de mais importante se pode oferecer à espécie humana”, destacou.
Como o projeto terá continuidade em 2011, os responsáveis por sua realização esperam contar novamente com a indispensável contribuição e apoio de todos para o próximo ano, porque entendem que a tarefa de cuidar das crianças é de todos”, finalizou.

Secom – PMP 

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade