Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

10/04/2014

Projeto ‘Água, Fonte de Vida’ é desenvolvido em Alto Alegre

Divulgação
Detalhes Notícia
Os alunos puderam entender que é preciso adotar, por meio de atitudes cotidianas, as medidas de valorização da água

No último dia 21 de março os alunos do 1° ao 5° Ano, do Ensino Fundamental da Escola Municipal de Alto Alegre (EMEF), participaram ativamente de um projeto de integração, desenvolvido durante o mês de março, quando apresentaram os trabalhos do Projeto: Água, Fonte de Vida.
Nesse dia a escola recebeu a visita do palestrante responsável pela Sabesp de Lins, Luís César Andrioli, que juntamente com a Bióloga Elizabete, responsável pela Secretaria do Meio Ambiente, acompanharam toda a programação. Eles foram recebidos na unidade escolar pela diretora Fátima Ramires Amador, a coordenadora Adecir Morais de Souza e pela secretária da Educação, Maria Dolores Sanches Arroyo.

Projeto
Para colocar em prática essa atividade, os professores da unidade discutiram sobre o projeto nos HTPCs, tendo como proposta o desenvolvimento de um trabalho conjunto. Com essa ideia, o tema foi abordado em todas as disciplinas, com os professores se empenhando ao máximo para que o objetivo fosse alcançado com sucesso. Segundo os organizadores, o objetivo do projeto foi ajudar os alunos a descobrirem as causas dos problemas que o País enfrenta nos últimos anos com a poluição e a falta de água.
Mas esse não um problema exclusivo do Brasil e desde os primórdios da humanidade, quando o homem se estabeleceu em locais próximos aos rios e mares, isso vem ocorrendo. Com o passar dos anos, a água passou a ser tratada com desrespeito, sendo poluída e desperdiçada.
Em Alto Alegre, a atividades propostas pelo Projeto levaram os alunos perceberem as interferências negativas e positivas que o homem pode fazer na natureza - a partir de sua realidade social. Também reconhecer que a qualidade de vida está ligada às condições de higiene, saneamento básico, à qualidade do ar e do espaço em que vivem.
Os alunos puderam entender que é preciso adotar, por meio de atitudes cotidianas, as medidas de valorização da água - a partir de uma postura crítica - entre outros aspectos que valorizem as iniciativas de conservação e preservação de nascentes. 
O Projeto contemplou a realização de atividades desenvolvidas em salas de aulas, com música e caminhada pelas ruas da cidade, exposição de cartazes e faixas sobre o tema, além deu uma visita à Estação de Tratamento de Água da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (SABESP). Os resultados, segundo os organizadores, foram satisfatórios.

Defesa da Água
A ONU criou o Dia Mundial da Água para promover discussões acerca da consciência do homem em relação a tal bem natural. No Brasil, o Dia Nacional da Água é a oportunidade e o estímulo para debater os problemas e buscar soluções relacionadas ao uso e à conservação dos recursos hídricos. A preocupação surgiu através dos grandes índices de poluição ambiental do planeta, envolvendo a qualidade da água que consumimos.
A ONU defende que todos devem ser responsáveis com a economia de água e sua conservação, pois ela é um patrimônio mundial. Por outro lado, a água potável deve ser utilizada com economia, pois os recursos de tratamento são ainda lentos e escassos e o equilíbrio do planeta depende da conservação dos rios, mares e oceanos, bem como dos ciclos naturais da água. Observa ainda que o homem deve ser solidário, evitando o desperdício e lutando pelo seu equilíbrio na natureza. A ONU tornou obrigatório que todos sejam responsáveis pela qualidade da água, bem como pela sua manutenção, tendo, assim, formas de garantir a melhoria de vida no planeta.

(Comunicação/Prefeitura Alto alegre)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade