Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

22/02/2008

Projetando o futuro: Nova fonte de captação de água já está em estudos

“Penápolis não tem problemas de abastecimento de água. Se continuar cuidando do Ribeirão Lajeado, continuará sem problemas por muito tempo. Mesmo assim, pensando no futuro, estamos desenvolvendo estudos para verificar uma nova fonte de captação ou uma fonte complementar ao Lajeado”. A explicação é da diretora administrativa e financeira do Daep, Vera Lúcia Nogueira. Ela adianta que o trabalho já foi contratado pelo Daep e é realizado por técnicos ligados à Unb (Universidade de Brasília).
“Como já divulgamos anteriormente, esse estudo foi proposto no 7º Fórum de Saneamento, em 2006, e nas discussões do Plano de Saneamento. A partir disso o Daep realizou licitação e contratou uma fundação ligada à UnB. O resultado desse estudo deve ser apresentado à população na abertura do 8º Fórum de Saneamento, no dia 28 de março”, adianta Vera.
Ainda de acordo com a diretora do Daep, a proposta a ser apresentada pela empresa contratada deve ter viabilidade do ponto de vista técnico, econômico e ambiental, seja para a ampliação da capacidade e volume de água do ribeirão Lajeado ou de fonte complementar de abastecimento de água para a cidade.
“Estamos acompanhando os trabalhos de perto. A empresa contratada já iniciou os levantamentos técnicos e já fez uma explanação preliminar da condução dos trabalhos, incluindo dados técnicos do Ribeirão Lajeado e várias alternativas para a questão do abastecimento de água no futuro”, acrescentou Vera.
Os dados foram apresentados no dia 13 de fevereiro ao Daep e a uma comissão que participa dos debates do Plano Municipal de Saneamento. “Até o dia 14 de março o trabalho deve estar concluído e ser entregue ao Daep. E no dia 28 de março, na abertura do Fórum, o engenheiro Ricardo Bernardes, professor da UNB, que está coordenando os estudos, vai fazer a apresentação dos resultados à população”, informa Vera. A diretora do Daep destacou ainda que este é o primeiro estudo que é realizado com a finalidade de verificar uma nova fonte de captação ou uma fonte complementar. “Em 1991 tivemos um estudo, mas que visou detectar as condições de degradação do Lajeado e apresentar alternativas de recuperação do manancial”, lembra Vera.

Convite
“No 8º Fórum de Saneamento esperamos contar com a participação de toda a comunidade, entidades representativas da sociedade e o Legislativo Municipal, para que todos possam conhecer e debater as alternativas que serão apresentadas para o futuro. A participação de todos é fundamental”, concluiu. Secom – PMP

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade