Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

13/12/2007

Projeção: Daep participa de Missão de Benchmark ao Exterior

Detalhes Notícia

O Daep (Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis) esteve representado pelo seu diretor presidente, Lourival Rodrigues dos Santos, em uma Missão de Benchmark ao exterior, promovida pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES.
A missão, que este ano foi em Portugal, teve como objetivo disponibilizar um intercâmbio de experiências entre empresas e pessoas da área de saneamento ambiental. O Intercâmbio teve início dia 1º de dezembro e participaram da missão, representantes dos órgãos vencedores do Prêmio Nacional da Qualidade em Saneamento - PNQS – ciclo 2007. A delegação brasileira foi composta por 33 integrantes de diversas empresas de saneamento e reuniu-se já na manhã do dia 02 de dezembro para planejar as visitas que foram realizadas no decorrer da semana a empresas do setor de saneamento português. Na segunda-feira, dia 03, a delegação esteve no Laboratório Nacional de Engenharia Civil – LNEC, em Lisboa. Na ocasião, a engenheira Rafaela Matos recebeu os integrantes e apresentou as atividades do Departamento de Hidráulica e Ambiente. Os visitantes também puderam conhecer os laboratórios de ensaios do LNEC. Nesse mesmo dia a delegação visitou o IRAR (Instituto Regulador de Águas e Resíduos). A visita ao Instituto despertou especial interesse da delegação, que foi recepcionada pelo presidente daquela entidade, Jaime Batista. O IRAR foi criado em 2000 e tem abrangência nacional. Este instituto regula os serviços de abastecimento, saneamento (esgoto) e serviços de gestão de resíduos.

Missão
A missão do instituto regulador é “A regulação como instrumento para a melhoria da eficiência e da eficácia nos serviços públicos de águas e resíduos”. O controle das atividades das operadoras de serviços de saneamento é feito por meio de indicadores que o IRAR disponibiliza para todos através da Internet. Já no dia 06 de dezembro, a delegação brasileira esteve em visita à Estação de Tratamento de Esgotos ETAR – Parque Industrial de Viana do Castelo e à Estação de Tratamento de Águas do Cávado, na região norte de Portugal. As empresas visitadas são de porte médio e destacam-se pelo elevado nível de investimentos financiados pela Comunidade Européia. O objetivo central dessas empresas, no tocante a esse processo de modernização é contribuir para a redução das disparidades sociais e econômicas do país. Por fim, no dia 07 de dezembro, a delegação encerrou seus trabalhos em Portugal com visitas à Estação de Tratamento de Esgotos ETAR – Sobreiras e à sede da empresa Águas do Porto. Secom – PMP

Foto: Comitiva brasileira em visita à ETAR Viana do Castelo

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade