Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

29/03/2009

Programa: Prefeito apresenta metas e propõe cidade educadora

Detalhes Notícia

O prefeito João Luís dos Santos (PT) e o vice Ricardo Castilho (PV) são os primeiros na história de Penápolis e provavelmente os primeiros do país a apresentarem para a sociedade civil e para o Poder Legislativo um Programa de Metas que norteará os instrumentos de planejamento e de ação da Administração Municipal durante sua gestão no período de 2009 a 2012.
Antes de apresentarem as propostas de cada setor da administração municipal, o prefeito e vice fizeram rápida explanação acerca dos limites e das possibilidades do Executivo Municipal. O vice-prefeito Ricardo Castilho  lembrou o grande desafio do prefeito João Luís, em sua primeira gestão, de ter resgatado a saúde pública de Penápolis, notadamente o apoio à recuperação da Santa Casa e os investimentos na Educação Municipal, elevando-a a um patamar de qualidade para todos. “Seja na condição de deputado estadual e agora como vice-prefeito tenho acompanhado o esforço e a articulação do prefeito João Luís e equipe para melhoria da qualidade de vida em nossa cidade. A reeleição do prefeito João Luís é o reconhecimento público desse esforço” disse. O prefeito João Luís fez uma breve explanação sobre a capacidade de investimento da Prefeitura afirmando que, infelizmente, os recursos próprios do município que poderiam ser destinados para investimento “são utilizados para pagamento de dívidas deixadas por administrações anteriores. Em quatro anos destinamos mais de 10 milhões de reais dos cofres públicos para pagamento de dívidas contraídas antes de 2004. Por força da legislação de responsabilidade fiscal temos que pagar as dívidas do passado e não podemos deixar dívidas para o futuro. Então, a capacidade de investimento é muito reduzida, senão nula. A despeito disso, investimos muito por meio de convênios com a União e o Estado e investiremos mais nos próximos anos”.
O Prefeito de Penápolis, aproveitando a oportunidade, ratificou o compromisso da Administração Municipal de trabalhar para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, estabelecidos pela Organização das Nações Unidas, que são:  1. Erradicar a extrema pobreza e a fome 2. Educação básica de qualidade para todos3. Promover a igualdade entre os sexos e a autonomia das mulheres 4. Reduzir a mortalidade infantil 5. Melhorar a saúde das gestantes 6. Combater a AIDS, a malária e outras doenças 7. Garantir a sustentabilidade ambiental 8. Estabelecer parcerias para o desenvolvimento.
Em seguida apresentou os eixos do Programa de Metas que tiveram como base as reivindicações da população apresentadas nas plenárias do Orçamento Participativo e no Plano de Governo apresentado na eleição de 2008, vitorioso nas urnas, Participação cidadã e controle social: por uma cultura democrática e transformadora na vida pública, Qualidade de Vida Urbana e Rural - Desenvolvimento local sustentável como fator de geração de trabalho e renda e promoção da igualdade social, Inclusão Social: Políticas sociais e de garantia e afirmação de direitos, Modernização Administrativa - Gestão ética, democrática e eficiente e Futuro da Cidade e Gestão democrática do território.
Apresentadas as diretrizes e metas gerais, o prefeito João Luís realizou a leitura das metas estabelecidas para cada um dos setores da Administração Municipal. O Programa de Metas foi batizado de “Penápolis, Cidade Princesa da Cidadania, um grande desafio para todos os penapolenses”. Citando poetas Antonio Machado e Fernando Brandt, o prefeito João Luís disse “que se trata de uma experiência nova em Penápolis e que não existe um caminho, mas faz-se o caminho ao caminhar e que se já vale o já feito, melhor o que virá”.
O prefeito João Luís esclareceu as metas e as dúvidas e questionamentos apresentados pelos vereadores e várias pessoas do plenário da Câmara de Vereadores, e refutou críticas infundadas e “posicionamentos político-partidários ultrapassados que não contribuem em nada com os anseios da população”.
O vice-prefeito Ricardo Castilho conclamou as pessoas que têm responsabilidade, bom senso e sendo de justiça a se unirem em torno da cidade de Penápolis. “Temos muito que trabalhar em prol de nossa comunidade e não vamos perder tempo com picuinhas e bobagens da política pequena. O momento é para somar e quem quiser dividir falará aos ventos” concluiu. Ao finalizar sua apresentação, o prefeito João Luís afirmou que a grande meta é transformar Penápolis em uma cidade educadora, mais solidária e mais democrática. De cada um segundo as suas possibilidades para cada um segundo as suas necessidades. “Sonhar junto transforma o sonho em realidade. Sonhar com os pés nos chãos para caminhar adiante, resolvendo velhos problemas e não permitir o aparecimento de novos problemas. A crise será vencida com trabalho e investimento. A caravana e a banda vão para frente, vamos fazer parte dessa caravana, porque quem fica para trás são apenas os cães que só sabem ladrar” finalizou. Cada secretaria municipal, Emurpe e Daep definiram suas metas para os próximos quatro anos, que serão quantificadas e executadas de acordo com a disponibilidade financeira, orçamentária e a autorização dos convênios firmados com a União e o Estado. Secom - PMP

Foto: O prefeito João Luís realizou a leitura das metas estabelecidas para cada um dos setores da Administração

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade