Classificados

VÍDEOS

Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989
Residência pega fogo em Penápolis

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

02/10/2012

Programa Mulheres Mil: Participantes retomam estudos e fazem cursos profissionalizantes

Secom-PMP
Detalhes Notícia
Autoridades que participaram da mesa do cerimonial de lançamento do programa

Quarenta mulheres penapolenses que se enquadram no perfil do Programa Mulheres Mil, do Ministério da Educação, estão a partir desta semana retomando os estudos e iniciando cursos profissionalizantes que garantirão o resgate da auto estima e a inserção no mercado de trabalho. O lançamento do programa no município aconteceu na última sexta-feira (28) em solenidade no Teatro Lúmine. Na oportunidade foram apresentados os objetivos do programa, bem como sua metodologia e logística.
A iniciativa de desenvolver o Mulheres Mil em Penápolis foi viabilizada por meio de parceria entre o IFSP (Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia – Campus Birigui), Apae e Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Educação e do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social).
As mulheres selecionadas para participar foram divididas em duas turmas, sendo que uma delas, pertencente à área de abrangência do CRAS, terá aulas nas dependências da Emef Profª Elza Nadai Silvino, no Jardim Pevi. A outra turma, terá aulas nas dependências da Apae.
De acordo com a proposta estas mulheres, selecionadas através de critérios socioeconômico de vulnerabilidade social, terão a oportunidade de voltar aos estudos com aulas regulares, oferecidas pela Secretaria Municipal de Educação, semelhante ao programa EJA (Educação de Jovens e Adultos). Além de aulas de português, matemática, sustentabilidade e empoderamento, entre outras matérias, elas receberão uma bolsa auxílio no valor de R$ 240,00.
A outra atividade garantida pelo Mulheres Mil é a participação nos cursos profissionalizantes. A turma do CRAS participa do curso de Cabeleireira, e a turma da Apae participa do curso de Confeiteira. Estas opções de cursos foram escolhidas pelas próprias participantes.

Lançamento
Durante o lançamento  do Programa Mulheres Mil, ocorrido na última sexta-feira, o Teatro Lúmine contou com um grande número de participantes do programa e seus familiares. O prefeito de Penápolis, João Luís dos Santos, e a diretora geral do campus Birigui do IFSP, Carmen Monteiro Fernandes, prestigiaram a solenidade.
O evento contou ainda com a presença do professor coordenador da área de Extensão do IFSP-Birigui, Eder Fonzar Granato; do secretário municipal de Educação, Cledivaldo Aparecido Donzeli, da secretária municipal de Assistência Social e Cidadania, Aparecida Rueda Garcia Zambrosi; e o presidente da Apae-Penápolis, José Luís Beneciuti.
Ao longo da cerimônia foi apresentado ao público presente um vídeo explicativo, produzido pelo Ministério da Educação, onde puderam ser vistos aspectos práticos do programa e uma grande parte dos resultados obtidos por meio da sua implantação na regiões Norte e Nordeste do Brasil, inclusive com depoimentos das mulheres beneficiadas e técnicos que atuam diretamente para sua realização.
O professor Eder Granato, fez uma explanação sobre a aplicação do programa na cidade, apresentando suas propostas e elencando as atividades das turmas que serão beneficiadas a partir de agora.
“Nosso objetivo é atender mulheres em situação de vulnerabilidade social, garantindo a elevação da escolaridade, qualificação profissional e inserção no mercado de trabalho. Queremos incrementar o potencial produtivo dessas mulheres e promover assim a melhoria das condições de vida de suas famílias”, explicou Granato.
Ao final da solenidade os organizadores ofereceram um coquetel aos presentes, como forma de confraternização e comemoração a esta importante conquista para a população.

Secom – PMP 

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade