Classificados

VÍDEOS

Residência pega fogo em Penápolis
Penápolis no programa Cidade contra Cidade do SBT em 1989

CLIMA

Tempo Penápolis

fale com o DIÁRIO

Fone Atendimento ao assinante & comercial:
+55 (18) 3652.4593
Endereço Redação e Comercial: Rua Altino Vaz de Mello, 526 - Centro - CEP 16300-035 - Penápolis SP - Brasil
Email Redação: redacao@diariodepenapolis.com.br
Assuntos gerais: info@diariodepenapolis.com.br

CIDADE & REGIÃO

25/08/2018

Programa Escola da Família faz festa e comemora 15 anos

Imagem/Rafael Machi
Detalhes Notícia
A Supervisora Zilce Maciel e o Dirigente de Ensino, Lucinei Euzébio, convidam a todos para a festa de 15 anos do Programa Escola da Família

DA REPORTAGEM

O Programa Escola da Família completou na última quinta-feira (23) 15 anos de início de seus trabalhos em todo o Estado de São Paulo. Para comemorar a data, o Programa promoverá uma série de atividades e brincadeiras durante todo o dia de hoje na EE Maria Eunice Martins Ferreira, em Avanhandava. O evento é gratuito e aberto ao público a partir das 09h00 e contará com diversas atividades entre brincadeiras lúdicas, música e dança, além de atividades esportivas e outras promovidas pelos universitários participantes do programa. 
De acordo com a supervisora Zilce Aparecida Maciel, as atividades vão reunir todas as escolas participantes do Programa Escola da Família pertencentes à Diretoria Regional de Ensino de Penápolis, que abrange a cidade sede e os demais municípios da comarca. Segundo ela, todos os anos a festa de aniversário do Programa ocorria em Penápolis, mas neste ano houve o consenso de todos os envolvidos em promover o evento na cidade de Avanhandava. “Esta é a oportunidade de levar uma festa bonita para aquela comunidade. Escolhemos Avanhandava por ser uma cidade onde todos os demais municípios têm fácil acesso e pela estrutura que a escola possui para receber as centenas de pessoas que são esperadas durante todo o dia de atividades”, explicou Zilce. 
Apesar de o evento ser em outra cidade, os penapolenses que quiserem participar também poderão ir através de ônibus que estão sendo fornecidos para a comunidade através de uma parceria com uma empresa de transportes da cidade. Dois ônibus sairão da praça Dr. Carlos Sampaio Filho às 08h00 com destino a Avanhandava. “O transporte está sendo oferecido de forma gratuita, os interessados devem estar na praça no horário de saída. Ressaltamos que haverá vice-diretores e universitários acompanhando as crianças, que precisam da devida autorização para o embarque”, destacou a supervisora. 
As demais cidades da região também enviarão transporte de suas respectivas comunidades. “O evento é aberto e todos estão sendo convidados a participar, pois o Programa Escola da Família é feito para a comunidade e por isso é muito importante a participação das pessoas”, ressaltou. 

PEF
O Programa Escola da Família foi criado no dia 23 de agosto de 2003 pela Secretaria de Estado da Educação.
Ele proporciona a abertura de escolas da Rede Estadual de Ensino, aos fins de semana, com o objetivo de criar uma cultura de paz, despertar potencialidades e ampliar os horizontes culturais de seus participantes.
Segundo o Dirigente Regional de Ensino de Penápolis, Lucinei Aparecido Euzébio, o Programa proporciona atividades junto à comunidade escolar nos eixos Esporte, Cultura, Saúde e Trabalho. “Os espaços escolares, antes ociosos aos fins de semana, passaram a ser ocupados com atividades planejadas para a comunidade participante que com responsabilidade, apropria-se desses espaços, agregando no seu cotidiano valores essenciais para a edificação de uma cultura participativa”, afirmou.
Milhares de universitários de todo o Estado de São Paulo dedicam seus finais de semana ao Programa Escola da Família e, em contrapartida, têm seus estudos custeados por um dos maiores programas de concessão de bolsas de estudo do País, realizado em convênio com instituições particulares de Ensino Superior - o Programa Bolsa Universidade. Em Penápolis o Programa atua em sete diferentes escolas da cidade, oferecendo oportunidades para mais de 60 universitários. 
Esses convênios garantem aos universitários 100% de gratuidade nos seus cursos, sendo 50% da mensalidade paga pelo Estado e o restante financiado pela própria faculdade. “Os universitários contemplados com a bolsa contribuem com seu empenho e dedicação para o crescimento da comunidade local e, quando formados, acrescentarão ao currículo uma preciosa experiência, enriquecida por valores como a responsabilidade social e a participação comunitária”, conclui o Dirigente.
Em Penápolis o Programa é coordenado pela Professora Coordenadora do Núcleo Pedagógico (PCNP) Andréia Marson Menchon Miron.

(Rafael Machi)

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS

© Copyright 2024 - A.L. DE ALMEIDA EDITORA O JORNAL. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução parcial ou total do material contido nesse site.

Política de Privacidade